30.7 C
Piauí
10 de abril de 2020
Cidades em Foco
Economia Geral Piauí

Piauí já pode vender produtos de origem animal para todo o país

Autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no fim do ano passado, o Piauí tem agora um selo de venda que permite a  comercialização de produtos de origem animal como carnes, ovos, frango, mel e pescado para todo o país. O diretor-geral da  Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho, explica que com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA), o estado vislumbra ampliar o alcance de vendas de 3 milhões para, pelo menos, 45 milhões de habitantes.

“Com o selo nós aumentamos muito o mercado consumidor, agora podemos comercializar em todo o Brasil. Só os estados que fazem fronteiras com o Piauí possuem mais de 40 milhões de habitantes, portanto, um mercado gigantesco. As receitas das empresas podem crescer bastante. Antes, somente os estados da Bahia e Sergipe possuíam o selo, agora entramos para o rol dos estados nordestinos com essa garantia de venda”, explicou o diretor-geral da Adapi, Genilson Sobrinho.

Ainda de acordo com o diretor, o selo é dado aos empresários que produzem artigos origem animal.

“São produtores de ovos, frangos, peixe, carne bovina. Nós podemos autorizá-lo por meio de uma visita técnica ao estabelecimento para conferir se está tudo dentro da normalidade. Depois disso eles ficam aptos para venderem seus produtos a outros estados. Para solicitar a visita, o empresário precisa vir à Adapi e entrar com o processo de solicitação”, esclareceu.

Antes, para ter o selo, mesmo uma pequena indústria precisava enfrentar uma fila nacional, e agora tudo será resolvido no Piauí. A Adapi está credenciada, após um longo trabalho saiu o Sisbi para o Piauí.

Para o diretor de Inspeção Animal da Adapi, Marcos Vinicius, o selo “aumenta o público, a capacidade de vendas dos produtos e vai gerar mais renda e mais empregos para o estado”.

Sobre o Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisibi-POA), faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Ele padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais