22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Piauí pode perder dois deputados federais em revisão pedida ao STF

O deputado federal Júlio Cesar (PSD) informou que os parlamentares do Piauí já estão se articulando contra o recurso judicial da Assembleia Legislativa do estado do Amazonas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O Amazonas quer reduzir o número de deputados em oito estados e aumentar o número de parlamentares em outros cinco. O Piauí perderia dois deputados. Hoje, o Piauí conta com dez parlamentares na Câmara Federal.

O assunto foi discutido intensamente em 2014, às vésperas da eleição, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE tinha decidido alterar o número de deputados em treze estados. Seria feito um novo cálculo com base nos dados do Censo do IBGE de 2010. A redução de dois deputados na bancada do Piauí foi revertida na última hora.  Até o momento, os estados não foram notificados e não há pauta para julgamento.

“Essa discussão está suspensa por um ano, quando houve a eleição, mas houve um recurso do Estado do Amazonas e volta toda a história novamente. Os políticos do Amazonas cobram a redistribuição das vagas de deputado alegando o número de habitantes por estado. Eles querem uma revisão”, comentou Júlio César.

De acordo o deputado, atualmente, o Estado do Amazonas tem 400 mil habitantes a mais que o Piauí por causa da zona franca de Manaus, que atraiu as pessoas em busca de emprego. No entanto, o Piauí tem mais de 200 mil eleitores a mais que o Amazonas. A Constituição determina que a fixação de vaga para deputado seja pela população, apesar de tudo na área eleitoral ser definido pelo número de eleitores. Nesta condição, o Piauí pode perder duas vagas de deputado federal, explicou o deputado.

Júlio César disse ainda que as conversas para manter o número da bancada em dez foram iniciadas. “Já começamos esse movimento e temos que nos defender. Não podemos perder isso e tem outros estados do Nordeste que também perdem como Alagoas, Pernambuco e Paraíba”, comentou.

Pelos dados do TSE,  os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perdem uma cadeira. A Paraíba e o Piauí perdem duas cadeiras. Os estados do Amazonas e Santa Catarina ganham uma vaga cada. Os estados do Ceará e Minas Gerais terão mais dois deputados federais na bancada. O Pará poderá ficar com mais quatro cadeiras na Câmara Federal.

O processo apresentado pela Assembleia Legislativa do Amazonas pedindo a revisão das cadeiras teve como relatora a ministra Nancy Andrighi. Conforme a legislação, o número de  deputados na Câmara Federal permanece inalterado em 513 cadeiras.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais