31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Piauí possui 40 prefeituras que não pagam conta de energia alegando crise

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) confirmou, nesta quarta-feira (27), que 40 cidades do Estado estão com problemas financeiros junto à Eletrobras. Por conta disso, várias prefeituras tiveram o fornecimento de energia cortado. O caso mais recente aconteceu em Redenção do Gurgueia, localizada a 691 km ao Sul de Teresina.

Para o presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que o problema com a empresa é sério e precisa ser resolvido. No mês passado uma audiência no Procon discutiu a inadimplência das prefeituras.

“A Eletrobras é um problema muito sério para os municípios. É um produto necessário para o funcionamento da administração pública municipal e por muitos motivos ocorrem esses problemas”, afirmou.

Segundo ele, são muitos os problemas financeiros das prefeituras, o que termina por afetar o pagamento de obrigações das administrações municipais. “O problema financeiro que as prefeituras passam atualmente envolve a questão de precatórios, encargos e, por conta disso, muitas vezes elas não têm condições de pagar e terminam sofrendo sequestro da conta feito tanto pela Justiça como pela própria receita”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

A solução, pelo menos para evitar o corte imediato da energia, seria um parcelamento da dívida junto à empresa. “O que a gente pede é que quando o gestor comprova a dificuldade de efetuar o pagamento, a Eletrobras faça o parcelamento e negocie esses problemas”, ressalta Leal, reafirmando que todos os gestores já foram orientados a negociar.

“A gente orientou os prefeitos que, antes que ocorra o corte por parte da Eletrobras, que procure a empresa para tentar resolver, mas os prefeitos reclamam muito que as obrigações da Eletrobras também não são cumpridas”, declarou.

De acordo com o presidente da APPM, 100% dos municípios têm problemas com a Eletrobras em relação ao fornecimento de energia. “São gambiarras que não são resolvidas, programa Luz Para Todos que está praticamente parado, dentre outros. A gente tenta melhorar essa relação com a Eletrobras. Eles cobram os direitos e deixam a desejar nas obrigações”, concluiu.

Durante toda a tarde desta quarta-feira (27), o Cidadeverde.com tento ouvir a Eletrobras sobre a situação, mas não obteve retorno.

 

Do Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais