29.1 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

Piauí possui 450 aparelhos respiradores, 96% estão em uso atualmente

Imagem ilustrativa - reprodução

Equipamento fundamental no tratamento de quadros graves do novo coronavírus (COVID-19), o estoque de respiradores artificiais no Piauí é de 450 unidades, porém, 434 atualmente em uso, é o que revela os dados mais recentes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde.

A maior parte destes equipamentos, usados para o tratamento de outras doenças respiratórias que comprometem o funcionamento dos pulmões, encontra-se na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente 12 encontram-se disponíveis no momento.

Ainda de acordo com as informações coletadas pelo O DIA na base de dados do CNES, menos de 14% dos municípios piauienses estão equipados com esses aparelhos de ventilação mecânica, distribuídos em 78 estabelecimentos, tanto da rede pública de saúde como os da privada.

Através de sua assessoria, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o número desse maquinário, mas ressaltou que o Governo está encaminhando a aquisição de outras 70 unidades para o seu estoque como parte do seu plano de ação contra a pandemia, que ainda não contabiliza casos no Piauí.

Apesar do serviço de alta complexidade ser uma obrigação da gestão estadual e federal, a maioria dos respiradores artificiais estão concentrados na capital, sobretudo no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde os 64 aparelhos encontram-se em uso atualmente.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Prefeitura de Teresina estuda a locação de mais 20 unidades do equipamento, como forma de ação preventiva a chegada do Covid-19 na cidade, que ainda não registrou nenhum caso da doença.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante / Portal o Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais