27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Geral Piauí Saúde

Piauí realiza 1ª cirurgia de RDS em crianças com paralisia cerebral pelo SUS

O Hospital Infantil Lucídio Portela fez a primeira cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) em crianças.  O procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por uma equipe profissional multidisciplinar piauiense.  A cirurgia foi realizada na quinta-feira (18). Atualmente, 23 crianças estão pré-cadastradas para passar pela RDS.

A RDS é uma técnica neurocirúrgica segura, utilizada para promover melhora da espasticidade (membros inferiores ou membros superiores) em crianças.

O diretor geral do Hospital Infantil, dr. Vinicius Nascimento, comentou que o procedimento é realizado em qualquer idade, mas – para maior segurança – a indicação é para as crianças com até seis anos para melhores resultados.

“A cirurgia é em crianças com lesões neurológicas centrais como, por exemplo, paralisia cerebral espástica. Essas crianças apresentam musculaturas de difícil controle. A Rizotomia é realizada para que haja um relaxamento muscular, permitindo uma reabilitação e qualidade de vida melhor”, explicou o diretor.

Para que a RDS fosse realizada com mais segurança, o diretor acrescentou que o hospital precisou fazer a contratação de uma motorização elétrica, que não é disponibilizada pelo SUS. “O hospital fez esse investimento para que pudesse ser feito também no serviço público, com a motorização foi possível realizar a rizotomia”, acrescentou.

No sábado (20), outros procedimentos de alta complexidade serão realizados no setor de ortopedia.

 

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais