23.3 C
Piauí
25 de janeiro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Piauí registra 17 notificações da síndrome pediátrica relacionada ao coronavírus

Foto: Roberta Aline/Arquivo/Cidadeverde.com - Imagem ilustrativa

Subiu para 17 o número notificações da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P), doença que pode estar relacionada ao coronavírus, no Piauí.

A informação foi confirmada pela diretora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde, Amélia Costa. De acordo com a Sesapi, os sintomas da síndrome são semelhantes aos da doença de Kawasaki, condição que causa inflamação nos vasos e provoca febre alta e lesões na pele, e ataca as faixas etárias de zero a 19 anos.

Até setembro do ano passado, o Piauí havia registrado 11 notificações da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica. Pelo menos duas mortes de crianças foram confirmadas após contraírem a doença.

A Sociedade Piauiense de Pediatria (SPP) orienta que os pais ou responsáveis fiquem atentos quando a criança apresentar febre acima de 38°C por mais de três dias, erupções cutâneas, inchaço nas mãos e nos pés, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito.

Ainda segundo  a SPP, para fechar um diagnóstico da síndrome, é necessário comprovar que a criança teve o contato com o coronavírus. a maior parte dos casos relatados apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19 ou vínculo epidemiológico com caso confirmado.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais