25.6 C
Piauí
24 de junho de 2022
Cidades em Foco
Geral Piauí

Piauí registra mais 6 focos de peste suína; 700 animais já foram abatidos

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) divulgou, nesta segunda-feira (20), que foram confirmados mais seis focos da Peste Suína Clássica no Piauí. Com esse novo levantamento, já são 12 o número de focos no Estado.

De acordo com a Adapi, a doença já foi detectada em quatro municípios: Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos).

Em nota técnica, a Adapi disse que as ações para eliminação dos novos focos já foram devidamente adotadas pelas equipes. Até o momento, 778 animais já foram sacrificados, todos em criações extensivas. O objetivo é controlar a doença.

“Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários”, diz a Adapi.

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano. O consumo da carne supina está liberada desde que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção aprovado e regularizado pelos órgãos competentes.

Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.

Ao identificar os sintomas, os criadores devem comunicar imediatamente à Adapi para que possa ser realizada uma investigação epidemiológica na propriedade.

Fonte:  Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais