26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Piauí registra mais de 1.600 colisões de veículos em postes por causa de bebida alcoólica e celular

Piauí já registra mais de 1.600 colisões de veículos em postes em 2021 — Foto: Divulgação/Equatorial

O Piauí registrou, até setembro deste ano, mais de 1.600 colisões de veículos em postes, conforme um levantamento da concessionária de energia do estado, a Equatorial. Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), as principais causas desses acidentes são o uso de celular e a ingestão de bebida alcoólica ao volante.

Entre as cidades com maiores índices de colisões em 2021, então Teresina (315 acidentes), Uruçuí (66), Picos (65), Manoel Emídio (45) e Campo Maior (44). Durante todo o ano de 2020, foram registradas 1.869 ocorrências.

Segundo o Executivo de Estudos operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, um abalroamento, como é tecnicamente denominada a colisão de veículos em postes, pode gerar risco à vida e a interrupção de energia elétrica, inclusive em áreas com atividades essenciais, além de comprometer o trânsito e acarretar custos de manutenção ao responsável pelo acidente.

“Os números de acidentes de trânsito que envolvem postes são altos. Responsabilidade e respeito são essenciais para a redução desses números. Reforçamos o pedido das autoridades de trânsito para os motoristas reforçarem o cuidado e atenção ao dirigir”, afirmou Abraão Galeno.

Para o gerente executivo de educação de trânsito da Strans, Reginaldo Canuto, motoristas devem se conscientizar principalmente sobre os perigos de dirigir manuseando o celular ou sob efeito do álcool. As atitudes configuram infrações e podem prever multas e, em casos graves, a suspensão do direito de dirigir.

“Enfatizo dois aspectos tanto para motociclistas como para automóveis: não ingerir bebida alcoólica e não usar celular ao volante. Se for consumir bebida alcoólica, não se deve conduzir nenhum veículo. E usar celular dirigindo pode, em fração de segundos, também gerar acidente. Além de ser uma conduta proibida pelo Código de Trânsito”, informou.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios ou cabos partidos e caídos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é contatar a Central de atendimento da concessionária, por meio do número 0800 086 0800.

Se a vítima do acidente estiver dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. A vítima deve aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.

Caso o condutor ou do proprietário do veículo seja identificado, ele será responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação, cujo custo médio é R$ 2.500.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais