28.9 C
Piauí
21 de setembro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Economia Geral

Piauí registra mais de 3.400 novas empresas em 2020; comércio varejista lidera

Foto ilustrativa reprodução

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou a abertura de 3.414 empresas e a extinção de 1.649, no período de janeiro a agosto de 2020, no sistema on-line Piauí Digital. Este dado não inclui o microempreendedor individual (MEI) registrado no portal do empreendedor.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, observa que, no início do ano, o Piauí registrava um saldo positivo na abertura de empresas e que ocorreu uma queda brusca no mês de abril por causa da pandemia da Covid-19.

“Os meses de maio, junho e julho foram de recuperação e, em agosto, tivemos 601 empresas abertas, sendo o melhor número até agora, e 262 baixas”, explica a presidente.

Os municípios piauienses que mais abriram empresas até agora foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí.

Os segmentos que registraram novos negócios são comércio varejista de alimentos e serviços, com destaque para saúde humana e atividades profissionais, científicas e técnicas.

“O Piauí tem vocação para comércio e serviços, setores que num primeiro momento foram afetados pela pandemia, mas o empresariado piauiense é resiliente e criativo. Na crise, procurou se reinventar e explorou novas possibilidades de negócios, como as redes sociais e comércio eletrônico”, explica Alzenir Porto.

Outro destaque é para o aumento das alterações nas empresas. São classificadas como alteração as mudanças de natureza jurídica, endereço, atividade econômica, aumento ou redução de capital, entrada e saída de sócios, dentre outras mudanças no cadastro da empresa.

“Tradicionalmente os processos de alteração superam a abertura e fechamento de empresa, mas no mês de agosto tivemos um aumento significativo com 1.112 alterações empresariais. E acredito que a tendência é aumentar, uma vez que as empresas estão se adaptando ao novo normal pós-pandemia”, analisa a presidente da Jucepi.

Com relação à localização das empresas piauienses, o município de Teresina responde por cerca de metade das empresas abertas no estado do Piauí, conforme tabela a seguir.

De acordo com o banco de dados da Jucepi, até agosto de 2020, o total de empresas ativas no Piauí é de 222.414 distribuídas da seguinte forma:

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais