24.3 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí repleto de destinos religiosos para a Semana Santa

No último post apresentei os principais destinos de turismo religioso para os católicos no mundo. O Piauí é um dos estados aonde essa religião tem maior concentração de fiéis. Assim, muitas cidades também são importantes destinos para quem deseja aproveitar a Quaresma para fazer uma viagem que se aproxime melhor de sua religiosidade.

Cidades Religiosas – Santa Cruz dos Milagres e Oeiras

Entre as cidades do Piauí são as que vivem a religiosidade com mais intensidade. Santa Cruz dos Milagres possui o maior templo católico do estado e recebe as maiores romarias. É um dos principais destinos não só localmente, mas também de toda a região Nordeste. O município tem sua origem marcada na religiosidade e possui fontes milagrosas. A apenas 200km de Teresina, muita gente vai pela manhã e volta depois do almoço, por isso recebe grande quantidade de fiéis todos os finais de semana.

Fiéis lotam Santa Cruz dos Milagres. Foto: Arquidiocese de Teresina

Oeiras foi a primeira capital do Piauí em uma época que a Igreja Católica tinha uma forte relação com o poder político. Este migrou para Teresina, mas as tradições religiosas ficaram. Além de manter bem preservadas as igrejas do século XIX, do alto do Morro do Leme a padroeira Nossa Senhora da Vitória observa a cidade. Mas o principal destaque são as procissões. Na Semana Santa elas são vividas em toda a sua plenitude desde o Domingo de Ramos até o de Páscoa.

A 290km de Teresina, Oeiras oferece boa oferta de hotéis e restaurantes. Caso vá de ônibus, existem várias opções durante todo o dia. O contato da rodoviária de Teresina é 86 3218-1977.

Pontos Religiosos – Monsenhor Gil e Castelo do Piaui

Gruta da Betânia fica a menos de 50km de Teresina.

Em Monsenhor Gil encontra-se um dos atrativos religiosos mais visitados do Piauí. A Gruta da Betânia é protegida por Nossa Senhora de Lourdes. No local podem-se ver vários objetos que foram levados por fiéis que fizeram promessas e dedicaram à Santa. Localizada na BR-316, é um importante ponto de parada na estrada e possui estrutura de estacionamento que permite uma rápida visita. No dia 11 de fevereiro é realizada a principal romaria, quando mais de 20 mil peregrinos saem da sede de Monsenhor Gil e caminham 12km até a Gruta.

Já Castelo do Piauí guarda a famosa Pedra do Castelo. Além de ser uma beleza natural, a pedra é um importante ponto de movimentação religiosa. Várias histórias ajudam a reafirmar a importância católica do atrativo, como a da imagem de Nossa Senhora do Desterro que, segundo alguns, várias vezes tentou-se levar para a sede do município, mas a mesma sempre voltou a Pedra misteriosamente. A principal procissão acontece em dezembro quando os fiéis caminham por 10km da entrada da cidade até a Pedra.

Muitos mitos existem acerca da Pedra do Castelo. Foto: Acontur

A 200km de Teresina, Castelo do Piauí possui muitos outros atrativos. Dois exemplos são o Cânion do Rio Poti e o Pico dos Andrés. À cidade falta estrutura forte de hotéis e restaurantes, mas tem uma associação para quem quer programar os passeios. Para entrar em contato o telefone é 86 99913-7039.

Ainda tem mais destinos religiosos pelo Piauí. Na quinta feira vamos escrever sobre grandes eventos e templos históricos.

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais