29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Piauí sobe quatro posições e ocupa a 19ª no ranking de inovação entre os estados

Foto: CNI/ Divulgação

O estado do Piauí passou a ocupar a 19ª colocação no Índice Fiec de Inovação dos Estados. Divulgado hoje (13) pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Observatório da Indústria, o estudo analisa aspectos relevantes para o desenvolvimento econômico dos estados, principalmente os relacionados a produtividade e competitividade.

O Estado do Piauí subiu quatro posições em relação a edição anterior do estudo, publicada em 2019, quando aparecia na 23ª posição do ranking geral.

O Índice de Inovação entre os Estados é desenvolvido a partir da análise de duas categorias: capacidades e resultados. A primeira avalia o ambiente de inovação dos estados, enquanto a segunda mensura o grau de inovação.

Entre os indicadores de Capacidades, estão: Investimento Público em Ciência e Tecnologia; Capital Humano – Graduação; Capital Humano – Pós-Graduação; Inserção de Mestres e Doutores na Indústria; e Instituições.

Já em relação aos indicadores de Resultados,  são analisados cinco aspectos: competitividade Global; Intensidade Tecnológica; Propriedade Intelectual; Produção Científica; e Infraestrutura de Inovação.

As três primeiras colocações no ranking geral da edição deste ano ficaram com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, respectivamente. A pior colocação, entre os 26 estados e o Distrito Federal, ficou com o Tocantins.

Confira a íntegra do estudo

Confira a posição do Piauí nas categorias analisadas: 

Índice Geral: 19º lugar

Investimento em Ciência e Tecnologia: 21º

Capital Humano – Graduação: 25º

Capital Humano – Pós-Graduação: 20º

Inserção de Mestres e Doutores na Indústria: 22º

Instituições: 2º

Competitividade Global: 26º

Intensidade Tecnológica: 21º

Propriedade Intelectual: 24º

Produção Científica: 20º

Infraestrutura de Inovação: 25º

Fonte: Natanael Souza  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais