25.6 C
Piauí
24 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Piauí tem a 3ª menor taxa de letalidade da covid no NE e é o 2º em testes no país

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Piauí é o segundo estado no país com maior percentual de testes realizados para a Covid-19. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Com 14,4% da população testada, o Piauí só ficou atrás do Distrito Federal, que atingiu o índice de 19,4%.

Segundo a pesquisa, Roraima ficou em terceiro lugar com percentual de 12% de testagem. Pernambuco registrou o menor percentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%). Pela Pesquisa, praticamente não houve diferença no percentual de pessoas do sexo masculino e feminino que fizeram algum teste para coronavírus, 8,3% e 8,7%, respectivamente.

Por grupos de idade, o maior percentual foi entre as pessoas de 30 a 59 anos de idade (11,9%), seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (9,5%) e, entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, apenas 7,3% realizaram algum teste.

A pesquisa conclui também que quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste. Entre as pessoas sem instrução ao fundamental incompleto, o percentual foi de 4,4% e, entre aqueles com superior completo ou pós graduação, 17,9% testaram.

Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 18% das pessoas com maior rendimento domiciliar per capita fizeram o teste para Covid-19. Considerando o tipo do teste, das pessoas que fizeram algum teste, 25,2% das pessoas que fizeram o SWAB testaram positivo; dos que optaram pelo teste rápido com coleta de sangue através do furo no dedo, 17,6% testaram positivo.

Piauí é o 3º do Nordeste com menor taxa de letalidade 

Outro dado divulgado nesta quarta-feira (23), agora pelo painel de informações do enfrentamento a pandemia do Consorcio Nordeste, mostra que o Piauí é o 3º do Nordeste com menor taxa de letalidade para a covid-19. Na última terça-feira, o estado alcançou a marca de mais 92 mil casos confirmados, com 2061 óbitos.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Segundo o Consórcio Nordeste, a taxa de letalidade no estado é de 2,24%. O Piauí ficou atrás somente da Bahia e do Maranhão, que apresentam respectivamente taxas de letalidade iguais a 2,14% e 2,18%.

O secretário  de Saúde, Florentino Neto, destaca que no início da pandemia a previsão era de que o estado chegasse a casa dos 18 mil óbitos, mas devido aos esforços conjuntos do poder público e a população que seguiu as orientações, foi possível ao estado manter uma baixa taxa de letalidade e registrar uma quantidade de óbitos 9 vezes menor que a prevista inicialmente.

“Nós lamentamos e nos solidarizamos com cada uma das mais de 2000 famílias que perderam entes queridos para a Covid-19, mas é importante destacar que o enfrentamento precisa continuar. A população precisa continuar seguindo os protocolos estabelecidos, além das recomendações de higiene e da etiqueta respiratória, e o governo precisa manter a atenção que já vem prestando a sua população e ao sistema de saúde, garantindo as condições para que todos aqueles que necessitem sejam atendidos devidamente”, destacou o secretário.

Hérlon Moraes (Com informações da Sesapi) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais