22.2 C
Piauí
2 de julho de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí Saúde

Piauí tem mais de 320 profissionais da saúde com Covid-19, diz Ministério da Saúde

Foto: Roberta Aline

Dados do Ministério da Saúde revelam que 327 profissionais da saúde já contraíram Coronavírus no Piauí. Na última terça-feira (2) a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de  São Raimundo Nonato, Olívia Maria da Cruz, morreu vítima de Covid-19.

Os dados disponíveis pelo Ministério da Saúde são os mais recentes da plataforma E-SUS Notifica, no entanto, eles se referem até o dia 13 de maio, o que significa que o número de profissionais da área infectados atualmente com coronavírus deve ser bem maior.  Levantamento do  Conselho Regional de Enfermagem (Coren) afirma que, até esta terça-feira (3), 109 profissionais da enfermagem tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19  e estão afastados em quarentena.

“Em meio à atual pandemia que enfrentamos, intensificamos nossas fiscalizações com foco nas instituições de saúde referência no atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Estamos atuando ativamente para garantir a segurança dos profissionais e condições dignas de trabalho”, afirma a presidente do Coren-PI Tatiana Melo. O Conselho também vem realizando fiscalizações para checar o  fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em quantidade suficiente e qualidade para o profissionais de Enfermagem.

Além dos casos confirmados, a plataforma E-SUS Notifica revela que o Piauí notificou ao Ministério da Saúde 2588 profissionais da saúde com suspeita de Covid-19.

Em todo Brasil houve 199.768 casos suspeitos de coronavírus em profissionais de saúde. Destes, 31790 foram confirmados para Covid-19. As categorias mais infectadas são: técnico ou auxiliar em enfermagem, seguido de enfermeiros e médicos.

Reinfecção

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba investiga um caso de uma paciente que teria infectado com covid-19 por duas vezes. A reinfecção teria ocorrido em uma técnica de enfermagem de 31 anos que trabalha no Samu e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. 

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais