24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolícia

Piauí tem quase 5% de alta nas mortes violentas em 2022; 2º maior aumento da região Nordeste

Polícia Militar de Picos — Foto: Antônio Rocha /TV Clube

O Piauí teve uma alta de 4,9% nas mortes violentas entre 2021 e 2022. Enquanto em 2021 foram 780 mortes violentas, no ano passado foram 818, ou seja, 38 mortes a mais, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado.

O levantamento divulgado nesta quarta-feira (1°), que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Piauí registrou o segundo maior aumento de mortes violentas na região Nordeste, ficando atrás somente de Alagoas (5,7%). No país, o Mato Grosso teve a maior alta de crimes violentos entre 2021 e 2022, com 24,1%.

Combate aos crimes violentos

O secretário estadual de segurança pública, Chico Lucas, informou que a pasta vem trabalhando no combate aos homicídios, às facções criminosas. Ao todo, dez cidades concentram 70% dos homicídios cometidos no estado.

Na sexta-feira (3), o Governo do Piauí irá lançar nove delegacias de combate ao crime organizado e facções. Elas serão instaladas em Teresina (4), Parnaíba (1), Piripiri (1), Picos (1), Floriano (1) e Bom Jesus (1).

Violência contra mulher

Em 2022, no Piauí, 23 mulheres foram mortas vítimas do crime. Neste ano, um caso de feminicídio chocou todo o estado. A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína Bezerra, foi estuprada e assassinada numa sala de aula da instituição.

Janaína Bezerra foi morta dentro da UFPI — Foto: Reprodução

Janaína Bezerra foi morta dentro da UFPI — Foto: Reprodução

O crime completou nessa terça-feira (28) um mês. A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pelo estupro e assassinato da jovem.

Após o caso, o Governo do Piauí anunciou a criação de um protocolo de combate a agressões sexuais e violência machista. Ele é baseado no protocolo espanhol No Callem, que foi aplicado no caso do jogador Daniel Alves, preso por estupro e agressão sexual contra uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona, na Espanha. O lançamento do protocolo no estado será no dia 8 de março.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais