31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Piauí zera fila de espera por leitos de UTI e secretário alerta para medidas

Florentino Neto -Foto: Roberta Aline

Pela primeira vez, a fila de espera por um leito de UTI zerou no Piauí. O dado é uma análise de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)- Piauí e reflete a situação desta quarta-feira (05). No estado, mais de 200 pacientes chegaram a aguardar por internação este ano durante a segunda onda da doença.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, avalia a queda na fila de espera como reflexo de investimentos que aumentaram a capacidade de atendimento.

“Nessa segunda onda, temos mais leitos à disposição do serviço de assistência ao paciente com covid, do que na primeira onda, mas tivemos um número maior de casos, o que acabou gerando uma fila de até 200 pessoas. Foi um esforço muito grande, principalmente, dos profissionais de saúde da central de regulação trabalhando 24 horas buscando, o mais rápido possível, encontrar um leito para aquele paciente que necessitava”, destaca o secretário.

Florentino Neto ressalta que a situação é positiva, mas alerta que os leitos permanecem lotados e população precisa manter as medidas preventivas.

“Na primeira onda não chegamos a ter fila. Na segunda onda houve elevação da ocupação hospitalar, isto gerou a fila. Agora zeramos. A vacina é importantíssima e não é porque você tomou a vacina que não vai tomar as medidas preventivas. Temos que estar conscientes. Não vencemos a guerra ainda! Vencemos algumas batalhas e a guerra só será vencida quando tivermos a imunização do nosso povo”, reitera.

O secretário de Saúde avalia também que a situação é consequência de medidas restritivas de circulação de pessoas adotadas pelo Governo do Piauí.

“Começamos a ter uma trajetória decrescente em relação ao número de óbitos, com a fila zerada e esperamos também a redução da taxa de transmissibilidade para que a gente tenha um número menor de casos a cada dia”, acrescenta Neto.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais