29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauienses terão dois feriados estaduais e 16 nacionais em 2019

Com dois feriados estaduais e 16 feriados nacionais, o piauiense terá 18 feriados ao longo de 2019. Seis deles cairão no final de semana e dez, em dias úteis. Os dois feriados estaduais são o dia 13 de março, quando se celebra a Batalha do Jenipapo; e o dia 19 de outubro, quando se comemora o Dia do Piauí. O feriado do dia 13/03 cairá em uma quarta-feira e o do dia 19/10 em uma sexta-feira.

O feriado de Corpus Christi, que é uma data móvel, ou seja, sem um dia exato para acontecer ano após ano, será comemorado em 2019 no dia 20 de junho. Em 2018, o Governo do Piauí decretou ponto facultativo na sexta-feira, tornando a data um feriado prolongado. Vale lembrar que o dia de Corpus Christi é um feriado facultativo, celebrado 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Feriados Municipais

Na esfera municipal, tem-se três feriados, sendo eles o dia de Nossa Senhora dos Remédios, comemorado no dia 15 de agosto, o feriado do Dia de São Francisco de Assis, comemorado no dia 04 de outubro e o aniversário de  Picos, comemorado no dia 12 de dezembro.

Feriados nacionais

De acordo com a lista dos feriados e pontos facultativos da administração federal, publicada na sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, dos 16 feriados nacionais, cinco cairão no final de semana. São eles: Tiradentes (21 de abril, domingo), Independência (07 de setembro, sábado), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, sábado) e Finados (02 de novembro, sábado). Os demais feriados cairão em dias úteis.

A portaria, publicada pelo Departamento de Desenvolvimento e Gestão, diz ainda que os dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados, poderão ser compensados desde que “previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa do exercício do servidor”.

O Governo Federal ressaltou que o cumprimento dos feriados não deve trazer prejuízo à prestação dos serviços considerados essenciais e que os dirigentes dos órgãos e entidade devem cuidar da “preservação e do funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência”. Ficou proibido aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar o ponto facultativo.

Fonte: Portal O Dia com informações Picos 40 Graus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais