25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Picos antecipa feriados e determina fechamento de supermercados e lotéricas

Município de Picos, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

O município de Picos, 306 km ao Sul de Teresina, teve dois feriados antecipados, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), e alguns estabelecimentos ficarão fechados nesses dias e no domingo (7) para incentivar o isolamento social no município, que é o terceiro com maior número de casos no estado.

Os feriados municipais de 15 de agosto, do Dia de Nossa Senhora dos Remédios (padroeira da cidade) e de 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, foram antecipados após aprovação Câmara Municipal de Picos e sanção do prefeito Padre Walmir (PT).

“Tudo fechado. Sem comércio, sem movimentação. Isso é para que todos se esforcem no combate a disseminação do coronavírus e para nos preparar para a reabertura gradativa do comércio a partir da segunda-feira (8)”, informou o prefeito.

Por decreto emitido nessa quarta-feira (3), a prefeitura suspendeu o funcionamento de supermercados, mercados, minimercados, loterias, correspondentes bancários, cooperativas de créditos e agências bancárias.

“Fiquem em casa. Esses feriados não são para passeio, não são para churrasco, não é para juntar amigos para ver lives. A maioria dos casos em Picos aconteceram pelo não cumprimento das recomendações”, declarou Padre Walmir.

Ficando apenas as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil autorizadas a funcionar exclusivamente para o pagamento do auxílio emergencial nos dias 4 e 5, das 8 às 12 horas.

O não cumprimento das determinações pode resultar em multa, de R$ 10 mil a R$ 50 mil, além de se caracterizar, segundo a prefeitura, como crime de desobediência e crime contra a saúde pública, que podem resultar nas punições previstas no Código Penal.

“O problema é que o isolamento pode passar a ilusão de que a doença não está existindo e algumas pessoas confiam nisso para sair, mas essa sensação acontece justamente porque o isolamento funciona”, disse o secretário de saúde de Picos.

O secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, disse ao G1 que a prefeitura está monitorando as ruas da cidade. “Podemos ver que a cidade está parada. Claro, algumas pessoas desobedecem, mas esses feriados e o final de semana vão ajudar para a diminuição dos casos”, disse.

O gestor acredita que os feriados e o final de semana vão contribuir para conter o aumento de casos. “Mesmo que algumas pessoas furem o isolamento, o número de diminui em relação ao funcionamento normal”, afirmou.

Terceira cidade com mais casos

Picos registrou 206 casos confirmados da Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite dessa quarta-feira (3), sendo a terceira cidade com maior número de casos, atrás apenas de Teresina e Parnaíba.

O município registrou, até o momento, quatro mortes pela doença. O Hospital Regional Justino Luz é referência no atendimento à Covid-19 na cidade.

Conforme o boletim dos leitos hospitalares da Sesapi, a unidade de saúde tem 35 leitos clínicos, dos quais 8 estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 22,9%.

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são 10, dos quais dois estão ocupados (20%). O hospital tem dois leitos de estabilização, que estão livres.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais