31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Picos: Bombeiros atendem média de 3 focos diários de queimadas e faz alerta

O comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamilton Lemos, informou  uma preocupante estatística no mês de julho na região; um mês  antes de iniciar o período do b-r-o-bró, quando o Piauí registra altas temperaturas nos mês de setembro, outubro, novembro e dezembro. 

Somente no mês de julho, a companhia chegou a atender cerca de 100 ocorrências envolvendo queimadas.  “Uma média de mais de 3 focos de incêndio diário, muitas pessoas ligam para o corpo de Bombeiros fazendo a denuncia, vamos até o local, combatemos, mas voltam a colocar fogo novamente. De Pimenteiras a Marcolândia, de Pio IX a Queimada Nova, todas as cidades compreendidas nesse perímetro é de nossa jurisdição”, alerta o tenente.

Lemos relata que é situação é de alerta porque mesmo com orientações e palestras, os moradores insistem em atear fogo nas matas, correndo o risco do fogo se alastrar e provocar grandes tragédias. 

“Pedimos a população que acione o Ministério Público e (a Secretaria do) Meio Ambiente para que essas pessoas, que ateiam fogo em lixo e terrenos baldios, sejam responsabilizados; assim como os proprietários que não faz a conservação da sua propriedade”, comentou o tenente.

Equipes do Corpo de Bombeiros, na companhia de outros órgãos, estão ministrando palestras de conscientização sobre os riscos de incêndio, como deve ocorrer a prevenção e quais ações deverão ser realizadas caso ele ocorra. 

No final da tarde de ontem (02), mais um incêndio foi combatido. O vídeo mostra o fogo em um terreno baldio. “Primeiro apagamos a área próxima a BR, e fomos nos deslocando no sentido do Centro, até chegar já próximo a igrejinha. De lá armamos,uma linha e adentramos no mato. Chegamos a usar 5 mangueiras”, comentou o bombeiro. 

” Com todo um trabalho de conscientização, ainda nos deparamos com essa situação, a sociedade precisa lutar ao nosso lado. A luta contra incêndios é de todos, principalmente, os ocorridos por ação humana”, finalizou. 

 

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais