26.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Picos cresce como polo comercial e é destaque em vários setores no Piauí

Centro da cidade de Picos - Foto: Cidades em Foco!

Neste domingo (12), o município de Picos completa 131 anos. A cidade que começou com uma fazenda de gado, se tornou um polo comercial no Piauí, se destacando em vários setores e atendendo a moradores de vários municípios da região.

Picos tem quase 80 mil habitantes, mas a quantidade de pessoas circulando é bem maior, pois ajuda a atender os municípios da região. Isso acabou ajudando a expandir a economia da cidade.

José Miguel de Sousa, é um motorista de uma van que trabalha em Picos, mas que mora em Pio IX, que fica distante 125 km. Ele afirmou que a cidade atua no desenvolvimento da região.

“Saio de Pio IX 4h30 e retorno às 13h30. São vários os motivos das pessoas visitarem Picos, uma grande porcentagem dessas pessoas procuram na área da saúde, depois tem bancos e serviços públicos também”, afirmou.

O historiador Cláudio Roberto afirmou que foi na década de 70 que o município passou a crescer no Piauí.

“A cidade de Picos vai se tornar uma economia de referência a partir da década de 1971, com a transferência do 3º Batalhão de Engenharia e Construção para dar início a BR 230, depois teve a BR 020, a BR 407 e a BR 316, o que tornou a cidade de Picos o segundo maior entroncamento do Nordeste, o que aumentou o fluxo de pessoas da cidade, que passou atrair indústrias e o comércio ganhou impulso”, explicou o historiador.

Um dos destaques na região é a cadeia produtiva do mel, que é um dos setores que mais cresce na região. A Casa Apis é um dos destaques por conseguir exportar o mel que é produzido na cidade para outros países.

“Hoje trabalhamos toda a América do Norte, Europa, como Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, muitos outros que estamos abrindo agora e com possibilidade de entrar em mais mercados, para isso temos que trabalhar mais”, afirmou Sitonho Dantas, presidente da Casa Apis.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais