29.4 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Picos participa de mutirão da catarata com mais de 200 pacientes

Desde esta terça-feira (01), o município de Picos tem participado do mutirão da catarata, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado, e em parceria com a pasta municipal. A expectativa é de que, ao todo, 230 picoenses sejam cirurgiados.

Ontem foram operados 26 pacientes. Na manhã desta quarta-feira (02), mais 83. À tarde, 60 picoenses e amanhã, quinta-feira (03), mais 60 pessoas devem passar pelo procedimento cirúrgico.

Edilma Maria, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, explicou que grande parte do público participante do mutirão já estava pré-selecionado pelo Governo Estadual, que enviou recomendação para dois públicos específicos.

“Esse foi um trabalho que começou pequeno, mas que foi árduo. Viemos direcionados por um ofício do Estado, que veio específico para dois públicos: o primeiro, foi aquele de pacientes que fizeram sua primeira cirurgia no ano de 2019. A gente tinha uma lista de controle de todos aqueles pacientes que participaram do mutirão em 2019. O outro público é daqueles pacientes que estão na fila do Gestor Saúde, que é um programa que garante o acesso desses pacientes ao referido serviço. Pela rede Gestor Saúde fomos buscar em suas localidades através de toda a equipe de saúde da família, através dos agentes comunitários e conseguimos localizar uma boa parte dessas pessoas”, explicou Edilma.

Edilma Maria, assistente social da Prefeitura Municipal de Picos – Foto: Jaqueline Rajner

A assistente social disse ainda que, após encontrar os pacientes que se encaixavam na recomendação da Sesapi, foram abertas vagas para a população em geral que necessitasse da cirurgia de catarata.

“Preenchidas essas vagas, abrimos as que sobrou para a população em geral, que também foi buscada através da atenção básica. Aqueles pacientes de suas respectivas áreas que não conseguiram fazer a cirurgia ainda, entraram na lista”, disse ela.

Antes da cirurgia, todos os pacientes passam por um teste rápido para a Covid-19. Caso alguém paciente positive, é encaminhado para um laboratório onde é feito o reteste.

“Infelizmente, ontem, muitos pacientes perderam a oportunidade por estarem com Covid. Mas temos tido todo o cuidado para com os pacientes que aqui estão e também por nossa equipe. Cada paciente está com seu acompanhante, respeitando as medidas sanitárias de usos de máscaras e higienização frequente das mãos com álcool em gel”, relatou Edilma.

Após a cirurgia, os pacientes recebem a recomendação pós-operatório e, no dia seguinte, são direcionados à Escola Vidal de Freitas, onde estão acontecendo os retornos clínicos.

Edilma destacou ainda a preocupação da gestão municipal em pôr equipes que supram a necessidades dos pacientes picoenses.

“O secretário de Saúde, Aldo Gil, disponibilizou, para todos os dias, uma equipe de apoio composta por uma assistente social, enfermeiros e técnicos. Há uma ambulância parada na porta do local para alguma intercorrência, mas, graças a Deus, até o momento, não houve nada”, disse.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais