25.2 C
Piauí
4 de outubro de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Picos recebe helicóptero da PM para combate a queimadas

Foto: Julia Borges/ TV Cidade Verde Picos

Uma Força-Tarefa foi enviada a Picos, nesta quinta-feira (22) para combater os focos de queimadas que aumentaram consideravelmente em relação ao ano passado. Participam equipes da Delegacia de Meio Ambiente, Batalhão Ambiental, promotores de Meio Ambiente, Semam de Picos, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O Capitão Willian, do Corpo de Bombeiros, faz parte do grupo e trouxe consigo uma ferramenta de grande valia para o combate às queimadas: um helicóptero.

“É um trabalho de monitoramento, pois acompanhamos os focos vi satélite e entramos em combate imediato a esses focos de incêndio, tentando evitar, ao máximo, a perca de vegetação e riscos às famílias locais. O helicóptero é uma ferramenta que nem dá para a gente avaliar o quão importante ela é, por sua rapidez em nos levar aos locais de incêndio. Tendo um reservatório de água próximo, nós temos condições de debelar o incêndio rapidamente”, falou ele.

Ele comentou que a ferramenta possui um dispositivo que derrama 500 litros de água em cima do foco de incêndio. Além de Picos, todos os municípios da região, quando solicitarem, serão atendidos também.

“Conversei com o Tenente Rangel, do Corpo de Bombeiros de Picos, e ele nos relatou que, este ano, as ocorrências têm sido em maior número e de rápido alastramento. Apesar de sempre fazermos campanhas de prevenção maciças, as pessoas ainda não se conscientizaram de alguns cuidados básicos que são necessários termos em relação às queimadas”, frisou.

A Força-Tarefa permanece em Picos até segunda ordem do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, mas a previsão, no momento, é de 45 dias iniciais.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais