29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Picos registra 62 ocorrências de incêndios em julho; 3 em um dia

Foto: Divulgação Bombeiros Picos

O município de Picos registrou somente no mês de julho, 55% dos incêndios dos primeiros sete meses do ano na cidade. Foram 62 ocorrências, sendo três delas nesta segunda-feira(27). Os focos de grandes proporções foram controlados pelo Corpo de Bombeiros, com ajuda do município e de militares do Exército.

Os incêndios ocorrem em vegetação seca, na maioria das vezes, realizados por populares. Os de ontem atingiram os bairros Belo Norte, Catavento e Ipueira.

“Foram três ocorrências de grande vulto, onde a guarnição terminava uma e partia para outra sem ter tempo nem de ir ao quartel. Contamos com apoio das secretarias e do 3º BEC que nos auxiliou e conseguimos controlar o fogo”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros em Picos, tenente Hamylton Lemos.

De acordo com o comandante, em todo o primeiro semestre foram 112 ocorrências, e mais da metade foram em julho, devido as condições climáticas estarem mais favoráveis. Ele destaca que é importante que a sociedade de conscientize que precisa evitar criar focos.

“A orientação que nós repassamos à sociedade de não colocar fogo na vegetação para limpar o terreno para o plantio, porque quando se coloca, empobrece o solo e contribui para desertificação em um o futuro próximo. Também argumentamos que estamos passando por um momento de pandemia da Covid que afeta diretamente nosso trato respiratório e nossa região que tem ventos fortes, baixa umidade do ar e uma temperatura alta são fatores que contribuem para grandes incêndios”, destaca o bombeiro.

O comandante pede ainda que as pessoas denunciem quando virem alguém colocando fogo ao 193 ou à secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: Caroline Oliveira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais