30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Picos sedia 3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí

O município de Picos sediou, na manhã desta terça-feira (19) – e durante todo o dia -, a 3ª Conferência em Saúde Mental para todos os municípios do Vale do Guaribas, do Sambito e do Canindé, totalizando cerca de 64 representantes presentes.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí, no bairro Parque de Exposição.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo Silva, o encontro desta terça-feira é para debater as propostas elencadas dos quase 70 municípios que realizaram os encontros municipais.

“Esse momento é mais uma etapa para se chegar à estadual. Conseguimos com que 64 municípios fizessem suas conferências, onde foram elaboradas propostas e elegeram delegados para que nesse momento pudéssemos estar discutindo a questão de saúde mental no Brasil e em nossa região. Hoje as propostas foram analisadas e priorizadas aquelas que seguirão para a etapa seguinte, que é a estadual”, disse ele.

Júlio Araújo destacou o papel do município na implementação das ações sobre a saúde mental.

“O município tem um papel muito importante nessa conferência, porque é a partir dele que são executadas essas ações. Por isso é importante que aqueles que fizeram suas conferências tenham ouvido os profissionais, os trabalhadores, aqueles para quem interessa a saúde mental para, a partir dessa conversa, elaborar o relatório que será formado hoje”, frisou.

A Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Iuka Marques, frisou a necessidade de expandir o conhecimento e trabalho sobre a área para outros locais que também possam oferecer serviços em saúde mental.

“A ideia é a de levar a saúde não apenas aos dispositivos competentes – Caps I e II – mas também a todos os dispositivos que possam oferecer esse tipo de ajuda para que a gente possa estar auxiliando um trabalho com o outro, para que todo mundo seja inserido nesse trabalho de cuidado às doenças mentais”, ressaltou a coordenadora.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais