28.9 C
Piauí
12 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Destaque Geral

Pio IX ainda tenta combater incêndio em assentamento

A Prefeitura de Pio IX juntamente com o Corpo de Bombeiros do município de Picos e o Grupamento da Polícia Militar de Pio IX estão atuando no combate ao incêndio que ocorre no assentamento São Luís, na zona rural do município. De acordo com a prefeita Regina Coeli, que esteve no local nessa terça-feira (5), a Prefeitura de Pio IX também solicitou carros-pipas de cidades vizinhas para ajudar a controlar o fogo.

“Acompanhamos as ações na Serra do São Luís. Infelizmente, este é o terceiro grande incêndio que acontece em nosso município. O Corpo de Bombeiros de Picos está no local, com o nosso apoio e também dos moradores. A própria comunidade está empenhada e ajudando no trabalho de combate ao fogo. Nós fornecemos carros-pipas, máquinas para fazer os aceiros e pás carregadeiras. Também já solicitamos carros-pipas de municípios vizinhos para nos ajudar nessa força-tarefa”, comenta a gestora.

A Prefeitura de Pio IX iniciou, ainda no mês de outubro, a campanha Pio IX Contra o Fogo, com a finalidade de conscientizar a população sobre as diversas formas de evitar um incêndio e combater o fogo. A campanha acontece nas redes sociais da Prefeitura de Pio IX e já está com programação educativa no município, neste mês de novembro, com distribuição de panfletos na rede municipal de ensino e no centro da cidade.

“Também realizaremos o Fórum Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios, que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, na cidade e zona rural, com a presença do Corpo de Bombeiros e diversos profissionais da área do meio ambiente. Estão todos empenhados e a gente torce para que esse tipo de incêndio não aconteça mais. Porém, é preciso também mais conscientização das pessoas, que todos nós tenhamos mais cuidado com a mata. É importante refletirmos o quanto isso pode causar grandes prejuízos para famílias e até mesmo ser fatal para nossas vidas e para o meio ambiente”, alerta a prefeita Regina Coeli.

O sargento Hildomar Batista, que faz parte Grupamento da Polícia Militar de Pio IX, é um dos coordenadores dos trabalhos de combate ao fogo na localidade São Luís e fala sobre a situação dessa região. “Preparamos um aceiro bem largo com o maquinário da Prefeitura e ajuda dos moradores, para ajudar a proteger casas aos redores da região”, comenta.

“Quero agradecer todo o empenho da nossa gestão municipal, por meio das Secretarias Municipais; dos policiais militares da região; o Corpo de Bombeiros de Picos; e aos moradores da localidade, que se empenham bastante. Essa dedicação nas ações de combate ao fogo é primordial para finalizarmos o trabalho com segurança”, pontua Regina Coeli.

Também acompanharam as ações no assentamento São Luís, nessa terça-feira (5), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar; e o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Gilson Alencar.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais