29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Plano Municipal de Saneamento Básico de Jacobina do Piauí é aprovado em Conferência

Preocupado com a questão do saneamento básico do município, a Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí realizou na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, e foi marcado por várias discussões para implantação do sistema de saneamento básico do município.

O principal objetivo da conferência foi a participação de toda sociedade no processo de elaboração, discursão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSDB), em atendimento as Leis Federais 11. 445/2007 e 12.305/2010 no que diz respeito ao controle social.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido GD, esteve presente na conferência e destacou a importância do plano de saneamento básico, que segundo ele, será um marco histórico para o município.

“Isso representa para a gente um marco na questão do saneamento básico que não tinha antes, com um projeto bem elaborado, identificando todas as falhas de saneamento, de escoamento, de coleta, que vai nos ajudar a trabalhar em cima desse projeto de saneamento, que passará agora pela Câmara Municipal de Jacobina do Piauí para a gente buscar recurso e melhorar o saneamento básico da nossa cidade”, disse o gestor.

GD ressaltou que o município antes mesmo do projeto de saneamento básico ser implantado na cidade, a gestão municipal vem trabalhando ações públicas no que diz respeito ao saneamento, para dar uma qualidade de vida melhor para o povo de Jacobina.

“É um compromisso nosso fazer uma gestão que melhore a qualidade de vida das pessoas, e a gestão que melhora a vida das pessoas é aquela que busca todas as dificuldades na cidade e procura solucionar os problemas, seja de abastecimento, de lixo, questão de esgoto, que nós já fizemos na cidade. A questão da pavimentação ela nos ajuda muito na questão da escoação, onde direciona o esgoto ou água para um local. Então todas as ações que a gente fez ao logo desses quatro anos ela vai ao encontro desse plano, e agora vamos adequar com os pontos específicos no plano de saneamento básico”, frisou GD.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Jacobina do Piauí foi aprovado e será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores. O evento contou ainda, com a presença do vereador Alex Oliveira, de secretários municipais e sociedade em geral, além do vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, que também marcou presença e falou que o plano de saneamento básico vai ajudar muito a saúde e o meio o ambiente.

“Sabemos que é bastante difícil fazer um Plano Municipal de Saneamento Básico, é uma responsabilidade nossa enquanto gestor, mas a gente pede o apoio da população para que a gente junto possa construir na prática uma melhoria de vida da nossa população, a melhoria também do nosso meio ambiente aqui no município tanto na zona urbana como na zona rural, que é de responsabilidade de todos nós. Acreditamos que com esse plano, com certeza, vai melhorar muitos pontos dentro do nosso município, principalmente na saúde e no meio ambiente”, ressaltou o vice-prefeito.

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais