26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

PM e Vigilância autuam oito estabelecimentos por infração sanitária no Piauí

Fotos: Divulgação PM

Pelo menos oito bares e restaurantes foram autuados pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar na noite deste sábado (06), na zona Leste de Teresina, durante a fiscalização do Decreto Estadual nº 19.455/2021(26/01).

Os fiscais tiveram em 25 estabelecimentos, que foram orientados sobre a validade do decreto, após o Tribunal de Justiça acatar o pedido do Ministério Público e suspender o artigo 3º do Decreto Municipal de Teresina, que liberava música ao vivo ou som ambiente em bares, restaurantes, buffets e similares, com funcionamento até a meia noite.

As infrações ocorreram em estabelecimentos comerciais nos bairros de Fátima, Jóquei, Morada do Sol, Ininga e Piçarreira I. As punições vão desde notificação a multas, que podem variar de leves a gravíssimas, podendo chegar ao valor máximo de R$ 1,5 milhão. Em casos de reincidência da infração, a multa é aplicada em dobro.

Durante as abordagens, os policiais flagraram uma dupla em uma moto portando arma de fogo. Os dois homens, o revólver calibre 32 e a moto Fan foram levados para a Central de Flagrantes.

Desde o dia que o Decreto Estadual foi emitido, em 26 de janeiro, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar têm intensificado as fiscalizações a bares e restaurantes, para coibir práticas que descumpram as medidas de restrições impostas para combater o avanço do coronavírus. As fiscalizações terão continuidade até o dia 21 de fevereiro, data de vigência do decreto estadual.

Aumento de mortes

A doença voltou a bater novo recorde de mortes no Piauí, foram 62 mortes em sete dias. E a estimativa do governo é que sejam pelo menos 263 em menos de 30 dias, se as pessoas continuarem desobedecendo os cuidados para evitar a infecção e transmissão da doença.

Em dezembro de 2020, o Piauí fechou o mês com 206 mortes. Em janeiro de 2021, o número de mortes ultrapassou o mês anterior: foram 225 óbitos em decorrência da Covid-19.

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado;

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;

Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas;

Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado;

Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto;

Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência;

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;

Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde;

Durma bem e tenha uma alimentação saudável;

Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Caroline Oliveira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais