23.1 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

PMDB anuncia ex-reitor da UFPI como pré-candidato a vice de Firmino Filho

Atualizada às 20h55

O PMDB lançou o nome do ex-reitor da Universidade Federal do Piauí Luís Júnior como pré-candidato a vice-prefeito na tentativa de reeleição do prefeito Firmino Filho para as eleições de 2016. O partido anunciou a sua aliança com o PSDB em evento próximo a cavalaria da PM na zona Sudeste da capital, na noite desta segunda-feira (4).

O ex-reitor afirmou sentir uma imensa satisfação com a escolha do partido e acredita que sua experiência na gestão da universidade pode contribuir na gestão municipal.

“É uma satisfação imensa o PMDB ter me escolhido para representar essa provável filiação do PMDB e PSDB. Pela experiência como técnico na Universidade Federal do Piauí e agora nesse novo desafio da política partidária só me engrandece, dá forças e energia para trabalhar mais ainda pelo Piauí”, declarou o pré-candidato.

O número de pessoas presentes no anúncio estimulou o ex-reitor que afirmou ainda que a aliança renova uma antiga aliança entre os partidos. “Isso é uma prova que essa aliança já aconteceu, e 16 anos depois o povo está aceitando essa ideia. Eu quero devolver essa felicidade com trabalho. Fiz isso no mundo acadêmico e agora farei no mundo aqui fora em Teresina”, concluiu.

Em seu discurso, Firmino Filho elogiou o pré-candidato a vice-prefeito. “Homem da academia, doutor… (…) Não apenas um intelectual, homens de letras e de estudo, mas um homem que já demonstrou mais do que seu preparo, sua capacidade de gestão, ao ser reitor da Universidade Federal do Piauí, expandir aquela universidade, abrir novos serviços como o HU e mostrar a sua competêcia gerencial. Traz para esta coligação um quadro digno de ocupar qualquer cargo nesta República.”

Firmino Filho disse que a administração municipal deve observar o momento de crise econômica para “que não entre em aventuras”. “É necessário ter rumo certo, é necessário ter gerenciamento, é necessário ter solidez naquilo que se faz”, declarou. O pré-candidato defendeu ainda que a coligação lute “para que a Teresina do futuro seja uma cidade do conhecimento.”

Lideranças de outros partidos participaram do evento, como a vice-governadora Margarete Coelho (PP) e o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP).

“Coligação natural”
O prefeito Firmino Filho e lideranças do PMDB defenderam a coligação com o PSDB como natural. Separados em 2012, quando o PMDB indicou o Marllos Sampaio como vice do ex-vice-prefeito Elmano Férrer (PTB) na chapa derrotada pelos tucanos, os partidos retomam uma parceria que já administrou Teresina em outros mandatos.

“É uma coligação natural. A coligação natural é aquela que a gente chega em casa, fala para a família e ninguém pergunta o porquê. O PSDB e o PMDB já estiveram juntos várias vezes. (…) A gente está junto em nome de Teresina e nós temos sempre a coligação municipal como amuleto de sorte. Quando a gente está junto, a gente sempre vence no âmbito municipal”, disse Firmino Filho.

O deputado estadual João Mádison (PMDB) acredita que a coligação em Teresina favorecerá novos entendimentos entre os dois partidos para eleições futuras. “Para nós é muito interessante e muito importante que nós possamos estar voltando a ter essa grande coligação do PSDB com o PMDB. Até porque o PSDB nasceu do PMDB e nós não precisamos estar explicando para a população. O povo entenderá muito bem essa coligação.”

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), lembrou que o partido já fez uma aliança com Firmino Filho, indicando como vice Marcos Silva, filho do ex-governador Alberto Silva, ambos já falecidos. A nova parceria ocorre após três meses de discussões com integrantes da sigla.

“Aqui nós não estamos fazendo algo contra a natureza, não. A maioria esmagadora, quase 100%, desejava a aliança com o PSDB”, declarou Themístocles Filho.

Firmino Filho também lembrou a parceria com Alberto e Marcos Silva em seu discurso. “Alberto Silva merece o respeito de todo o povo do Piauí e da nossa Teresina porque sempre teve compromisso com o futuro, com a ousadia, em fazer diferente.”

 

Fonte: Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais