28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Polícia Civil prende oito mulheres em operação no Piauí e Maranhão

A Divisão de Captura (Dicap) da Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Águas de Março  e prendeu oito mulheres nesta sexta-feira (29). Dentre elas, uma mãe com a filha. 

A operação buscou dar cumprimento a dez mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão, nas cidades de Teresina (PI), Joaquim Pires (PI) e Timon (MA). 

O coordenador da Dicap, delegado Willame Morais, ressaltou que todos os mandados tem como alvo pessoas do sexo feminino, que praticaram os crimes de tráfico de drogas, roubo majorado e lesão corporal de natureza grave. 

As presas foram identificadas como Fernanda Lima, Kaysa Evyla do Carmo Sousa , Maria Auxiliadora do Nascimento, Antônia Alves do Rego, Sônia Maria da Conceição Sousa, Sandra Maria da Cruz e Jaciara Maria da Silva Sousa. (veja lista com os crimes ao final desta matéria).

A Polícia identificou Sandra Maria e Michele Theyla como mãe e filha, respectivamente.  

“O que chama mais a atenção, além da atividade criminosa de tráfico de drogas, é que a mãe coloca a própria filha para desenvolver o trabalho de tráfico. É bastante grave isso. Elas já foram sentenciadas, pegaram sete anos cada uma. As outras presas também demostram perigo e cometeram crimes graves, como roubo qualificado e lesão corporal de natureza gravíssima”, disse o delegado. 

A Dicap conta com o apoio da Delegacia Regional de Timon, Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Departamento de Operações Especiais (DOE), 25º Distrito Policial e da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública.  

As presas foram levadas para a sede da Dicap, na zona Sudeste de Teresina. Depois, elas deverão ser levadas para a Central de Flagrantes de Teresina e, em seguida, passar pela audiência de custódia e exames no Instituto de Medicina Legal antes de seguir para o sistema prisional. Todos esses procedimentos deverão ocorrer na manhã de hoje.

“Com essa operação a gente retira de circulação essas pessoas da sociedade.  Essa operação chama a atenção da sociedade para o grau de envolvimento das mulheres no cenário criminoso, que está acontecendo no nosso país. Não é só homens. Antigamente, era uma atividade praticamente exclusiva de homens, o tráfico de drogas, o homicídio e o roubo qualificado, e essa operação está demostrando que as mulheres também são parte ativa desse cenário criminoso”.

Em nota, a Secretaria de Segurança informou que “o nome da Operação ‘Águas de Março’ refere-se ao fechamento de uma ‘Estação’, um ciclo ou uma etapa, pois assim como as ‘Águas de Março fecham o Verão’, no caso específico da Operação, fecha-se o ciclo das ações criminosas dessas mulheres”.

Lista das Presas: 

1. Fernanda de Lima (Condenada a 07 anos e 04 meses e 26 dias  de prisão, Art.157);
 
2. Kaysa Evyla do Carmo Sousa (Condenada a 07 anos e 05 meses  de prisão, Art.157);
3. Maria Auxiliadora do Nascimento Silva (Mandado de Prisão Preventiva,       Art. 129);
4. Antônia Alves Do Rêgo (Tráfico de Entorpecentes);
5. Jaciara Maria da Silva Sousa (Condenada a 05 anos e 10 meses de prisão);
6. Sonia Maria da Conceição Sousa (Prisão Preventiva, Art. 155);
7. Sandra Maria da Silva (Condenada a 07 anos e 02 meses de prisão);
8. Michele Theyla Silva Oliveira (Condenada a 07 anos e 02 meses de prisão).

 


Carlienne Carpaso / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais