29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

Polícia faz operação após hospital do Piauí adquirir remédio falso contra câncer

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação Sanitatem no estado de São Paulo para apurar a distribuição de medicamentos falsificados. A investigação foi iniciada após denúncia de um hospital no Piauí que teria adquirido medicamento falsificado para tratamento de câncer.

Os mandados judiciais são contra empresários, colaborares e empresas do ramo de medicamentos. A operação é coordenada Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) e acontece nas cidades de São Paulo-SP, São Caetano do Sul-SP e Cotia-SP.

Após um paciente utilizar a droga, verificou que a mesma apresentava características e coloração diferentes da usual.

Suspendido imediatamente o uso da medicação pelo hospital e comunicado o fato à Policia Civil do Piauí, foram iniciadas as diligências. Com o avanço da investigação, a polícia constatou que essa mesma empresa, sediada em São Paulo-SP, já havia também comercializado a referida medicação oncológica falsificada para hospitais e clínicas dos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros.

Além dos policiais da DECCOR, participam da operação, policiais civis da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, de Goiás, São Paulo e um perito do Instituto de Criminalística do Piauí.

A Polícia Civil do Piauí destaca que no Estado de Goiás, policiais investigam quatro mortes de pacientes que usaram essa medicação, tendo inclusive uma já sido confirmada e profissionais indiciados.

A Operação Sanitatem foi assim batizada por o termo em latim corresponder à cura, limpeza, bem estar, purificação.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais