25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Polícia investiga fraude em esquema de milhões em município piauiense

O delegado Kleydson Ferreira Costa Silva, titular da Greco, delegacia que cuida do combate ao crime organizado no Piauí, está prestes a concluir o inquérito de número 005.010/2012, que trata de um grave desvio de recursos da prefeitura de Barra do Alcântara, ocorridos ao tempo em que Mardonio Soares foi prefeito na cidade.

Ele governou duas vezes o município, entre 2004 e 2011. Mardonio foi afastado antes de concluir o 2º mandato, acusado em outros processos que trataram de inidoneidade administrativa. Também é acusada a irmã do prefeito, Alcione Soares, que se beneficiou da fraude meio a uma grande rede de corrupção na equipe que comandou a administração da cidade.

Foram praticados desvios de dinheiro na ordem de mais de 6 milhões de reais, entre fraudes em licitações, mercadorias não entregues, e uma folga de funcionários fantasmas. Sobre este último item, pessoas foram recrutadas para emprestar seus nomes, que eram usados para constar na folha de pagamentos, com salários vultosos. Esse dinheiro seria usado em benefício do esquema.

A polícia está ouvindo essas pessoas, e pode ser que alguns tenham sido usados pela quadrilha sem que tenham recebido qualquer benefício. O inquérito já possui três volumes e somente faltam ser ouvidos o prefeito Mardonio, sua irmã Alcione  e outros secretários.

As penas dos acusados, depois de denunciados e condenados, pode chegar a 18 anos de cadeia. O delegado Kleydson deve concluir o Inquérito no próximo mês, e enviá-lo para a Justiça. Estão previstos pedidos de prisão de alguns envolvidos, inclusive do ex-prefeito.

 

Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais