25.9 C
Piauí
3 de abril de 2020
Cidades em Foco
Geral Polícia

Polícia nega aviso para moradores não irem ao carnaval e alerta para fake news

Usando o nome da Polícia Militar do Piauí, notícias falsas circulam no município de Valença do Piauí pedindo que os moradores da cidade e região vizinha não participem das festas de carnaval por causa da maior incidência de violência nesse período do ano.

Na noite de segunda (24), o Comandante da 2ª Cia./4º BPM, capitão Antônio dos Santos, emitiu uma nota de esclarecimento, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para desmentir o boato.

“Não são verdadeiras as notas veiculadas nas redes sociais em que a Polícia Militar estaria advertindo as pessoas a não participarem do Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, dada a suposta incidência de violência, inclusive citando números de ocorrências, em que pese: o suposto ‘recorde de apreensões de armas brancas'”, começa a nota.

A nota explica o conteúdo das mensagens relatam que as pessoas de bem deveria tomar cuidado com indivíduos mal intencionadas que estariam infiltradas em meio aos eventos carnavalescos para causar-lhes mal. “Tais informações  não são reconhecidas pelo Comando da Polícia Militar em Valença do Piauí, portanto são notícias falsas“.

“Reitera que até o momento não divulgou nenhum balanço de eventuais ocorrências relacionadas ao Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, bem como informa que a previsão para divulgação do balanço de ocorrências está prevista para o dia 26/02/2020, quarta-feira próxima”, destaca a nota.

A Polícia Militar “adverte as pessoas que não promovam a criação ou divulgação de notícias falsas” e “que o ordenamento jurídico brasileiro tem meios e ferramentas para proibir e punir a disseminação de notícias falsas”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comandante da 2ª Cia./4º BPM, CAP PM SANTOS, vem a público esclarecer que não são verdadeiras as notas veiculadas nas redes sociais em que a Polícia Militar estaria advertindo as pessoas a não participarem do Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, dada a suposta incidência de violência, inclusive citando números de ocorrências, em que pese: o suposto “recorde de apreensões de armas brancas” e que as pessoas de bem tomassem cuidado com indivíduos mal intencionadas que estariam infiltradas em meio aos eventos carnavalescos para causar-lhes mal. Tais informações  não são reconhecidas pelo Comando da Polícia Militar em Valença do Piauí, PORTANTO SÃO NOTÍCIAS FALSAS.

Reitera que até o momento não divulgou nenhum balanço de eventuais ocorrências relacionadas ao Carnaval/2020 em Valença do Piauí-PI, bem como informa que a previsão para divulgação do balanço de ocorrências está prevista para o dia 26/02/2020, quarta-feira próxima.

Informa ainda que, as ocorrências registradas não tem relação direta com o Carnaval e provém de fatos isolados, salvo uma morte por afogamento ocorrida por volta das 13 h 00 mim de ontem, dia 23/02/2020, na Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí, onde um cidadão, não observando os cuidados e cautelas necessários, adentrou em área imprópria para o banho na citada represa, onde a Polícia Militar prontamente atendeu tal ocorrência.

Adverte as pessoas que não promovam a criação ou divulgação de notícias falsas, mais conhecidas por “fake news”, onde a valorosa liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento não podem ser formas de causar prejuízos, dentre outros, à segurança pública, bem como não podem servir de pretexto para promoção pessoal em detrimento da verdade dos fatos e promoção de insegurança pública, o que em nada beneficia a população deste município.

Que o ordenamento jurídico brasileiro tem meios e ferramentas para proibir e punir a disseminação de notícias falsas.

Finaliza enfatizando que a Polícia Militar do Piauí, em Valença do Piauí, continua com a sua missão constitucional de preservar a ordem pública.

Quartel da 2ª Cia./4º BPM, em Valença do Piauí, 24 de fevereiro de 2020.

Atenciosamente,

Antonio dos SANTOS Neto – Cap QOPM
Comandante da 2ª Cia./4º BPM

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais