23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosSaúde

População denuncia mau atendimento e interferência de vereadores na marcação de exames em Picos

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde, implantou neste mês um novo sistema de regulação e marcação de consultas e exames para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo software é fornecido pelo Governo do Estado e entrou em vigor desde o dia 4 de abril. O sistema deve garantir suporte à macrorregião de Picos –composta por 42 municípios – e aos territórios do Canindé e Sambito.

Mas a mudança não agradou aos picoenses, que procuraram a reportagem do Grande Picos para reclamar da modificação e também do atendimento prestado pelos servidores da Secretaria de Saúde. Além da falta de informações, os usuários denunciam interferência política no atendimento.

A lavradora Cristiane Alencar relata que pessoas acompanhadas por vereadores da cidade estão recebendo privilégios no atendimento. “Eu estou há oito dias vindo aqui para marcar um exame, enquanto outras pessoas chegaram agora e já foram atendidos”, disse ela, dizendo que o sentimento é de revolta. “Eles ficam trocando [o serviço] por votos”, desabafa.

Outra usuária ouvida pelo Grande Picos considerou uma arbitrariedade a intermediação de parlamentares da cidade no processo de marcação dos procedimentos. “Nós estamos há oito dias tentando ser atendidos, enquanto vereadores chegam com outras pessoas debaixo do braço e logo resolvem tudo”, afirma.

Usuários aguardam atendimento na Secretaria de Saúde de Picos – Foto: Assis Santos/Grande Picos 

Desrespeito

Francisca da Conceição está grávida de oito meses. Ela conta que não teve a prioridade respeitada no momento em que procurou o serviço e diz que foi mal atendida pelos servidores do órgão. “A gente pergunta e eles agem na maior brutalidade com a gente. Estou gestante, acho que tenho direito a um atendimento diferenciado, mas até isso estão me tirando aqui”, pontua.

Flávia Araújo afirma que recebeu uma senha de atendimento na tarde da última segunda-feira (3) e até o final da manhã de ontem (10) ainda não havia conseguido marcar um exame médico. “E se a gente for pedir alguma informação, agem com ignorância, tratam a gente mal. A gente tem o que fazer também”, lamenta a usuária.

Usuários aguardam atendimento na Secretaria de Saúde de Picos – Foto: Assis Santos/Grande Picos

Sem resposta

A reportagem do Grande Picos procurou a responsável pela Secretaria de Saúde de Picos, Socorro Carvalho, para comentar o caso, mas a gestora convidou nosso repórter a se retirar da sala onde buscava informações para repassar aos usuários.

A secretária se limitou a dizer que não concede entrevistas e mandou que a equipe procurasse a assessoria de comunicação do município.

 

 

Fonte:GrandePicos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais