População participa ações do Outubro Rosa em Jacobina do Piauí

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde promoveram nesta segunda-feira, 09, diversas ações voltadas ao Outubro  Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O evento aconteceu do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS  e contou com a presença de autoridades municipais e  um grande número de mulheres.

Com tema, “Jacobina de peito aberto”, várias ações foram realizadas ao longo da tarde. Entre elas, momentos  de dinâmicas feitos pela enfermeira, Fernanda Vitória, rodas de conversa com a enfermeira Poliana, que falou sobre a importância das mulheres ficarem atentas as ações propostas pelo evento,  e colocá-las  em prática.  Além de momento   de exercícios físicos com alongamentos, que previnem dores,  realizado pelo fisioterapeuta, Edmário  Santos e  momento de relaxamento por meio de  massagens facial com a fisioterapeuta, Roberta Oliveira.

Em outro momento,  a médica cubana, Dr.  Maytecho,  orientou as mulheres  como fazer auto exame, e também destacou a importância da prevenção, principalmente pessoas que tem casos de câncer na família, sendo ela integrante de  grupos de risco de adquirir a doença.

O ponto alto do evento,  foi a palestra,  ministrada pela  Dr. Sara Jane. De acordo com a ela, uma das causas dos altos índices de mortalidade do câncer é a descoberta tardia da doença. “Por isso é importante fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais. Quanto antes for o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação”, informou.

Sara  ressaltou ainda a importância de superar barreiras como o medo, a falta de tempo e o preconceito para combater o câncer de mama. “O câncer de mama, às vezes  demora sete anos para se manifestar.  Portanto  o   diagnóstico precoce é essencial para alcançar a cura, então previnam-se, cuidem de sua saúde ”, disse.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho  parabenizou a equipe pela inciativa do evento, e  ressaltou a importância do mesmo.” Muitas  vezes  nos  preocupamos mais em  se  medicar e não em nos prevenir. Então  esse é importante momento de buscarmos dialogar, nos informar, e de  nos prevenir,  de cuidar da saúde e não da doença”, disse.

A primeira dama, Verônica Rodrigues, a Vera, deu as boas vindas as participantes do evento,  e manifestou satisfação por a mulheres terem abraçado a causa,  atendendo ao chamado.  “Dizer da minha alegria em ver essa quantidade de mulheres aqui presentes, isso mostra que assim como a gestão, vocês  abraçaram essa causa, que é  de extrema importância,   onde temos como  objetivo  alertar e  conscientizar vocês  sobre de se prevenir contra o  câncer de mama,  que se diagnosticado a tempo, tem cura”, declarou.

O prefeito Gederlânio Oliveira, o GD, disse que o intuito do evento,  é conscientizar as pessoas  de que a prevenção é  o melhor remédio.  “O outubro Rosa, é uma causa de todos nos,  então é  necessário que tenhamos a consciência de prevenir o câncer de mama,  abraçamos essa causa tão importante para mostrar que  o melhor tratamento é a prevenção. Sabemos que essa doença tem tirado a vida de muitas mulheres, e isso tudo, muitas vezes, por falta  de informação e principalmente por falta de prevenção ou de um diagnóstico precoce ”, destacou.

Ainda segundo GD,  a saúde não é prioridade e sim uma obrigação. “Temos  a obrigação de fazer o melhor pela saúde, então eu tenho buscado fazer o melhor  no atendimento a nossa população.”, pontou.

Estiveram presentes no evento, a secretária de Saúde, Tailane Carvalho, apoiadora institucional Kátia Porto,  a secretária de Assistência Social, Rejane Sousa,  os vereadores, Elis Campos,  Osvan Aquino, Sidon Pedro, Edilene Rodrigues, Jailson Silva  e Erivan Carvalho e o pastor José Florêncio.

Veja fotos!

 

Fotos: Elis Campos

Texto:Odaliana Carvalho / Cidades na net

Compartilhar:

Por: Júnior Oliveira

Diretor Geral