27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Geral Piauí Saúde

População quilombola no Piauí está completamente imunizada contra Covid, diz Sesapi

Moradores da comunidade do Mimbó, em Amarante, são vacinados — Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou nesta quarta-feira (11) que a população quilombola no Piauí está completamente imunizada contra a Covid-19. O grupo começou a ser vacinado em março deste ano e, desde a aplicação da segunda dose do imunizante, nenhum quilombola foi diagnosticado com a doença causada pelo coronavírus no estado.

A vacinação abrangeu 115 comunidades quilombolas, distribuídas em 37 municípios do Piauí. O levantamento da população deste grupo foi feito em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado. Ao todo, foram direcionadas mais de 16 mil doses de doses para os quilombolas.

A comunidade quilombola Mimbó, na zona rural de Amarante, foi a primeira a ser completamente imunizada contra a Covid-19 no Piauí. O quilombo, que surgiu há 201 anos, é um dos mais antigos do Brasil, sendo formado por cerca de 600 pessoas.

Segundo o agente de saúde do município, Rodrigo Miranda, 233 moradores da comunidade com 18 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca. O restante da população não mora no município.

Vacinação no Piauí

Desde janeiro deste ano, o estado já recebeu 2.579.020 doses pelo Ministério da Saúde. Desse total, 2.507.707 doses foram distribuídas aos municípios.

Até agora, 1.458.031 piauienses receberam a primeira dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19. Desse número, 574.542 tomaram também a segunda dose. Além disso, 48.114 pessoas receberam a dose única da Janssen no estado.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais