25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Por suposto erro do IBGE município de Caridade do Piauí fica sem receber o Garantia Safra. Saiba mais.

Por: Fernandes Neto / Cidades em Foco

O Prefeito José Lopes, já está tomando as providências cabíveis para reverter a situação.

 Os agricultores do município de Caridade do Piauí, foram surpreendidos após sair a lista dos municípios que estavam aptos a receberem o Garantia Safra. A Notícia foi recebida com indignação por parte do Prefeito José Lopes Filho (PTB) e pelos os munícipes, haja vista que o prefeito pagou todas as parcelas da contrapartida.

O motivo teria sido por conta que o referido município, teria tido uma perca de apenas 1%, segundo o IBGE, mas como sabemos da localização do mesmo que fica na Microrregião do Alto Médio do Canindé, e seus limítrofes que são os municípios de Curral Novo do Piauí, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí e Simões, é sabido que a seca assolou toda essa microrregião, inclusive Caridade do Piauí.

Após receber a notícia imediatamente o prefeito entrou em contato com o secretário estadual do MDA, Matias onde foi informado que ainda não estava sabendo do ocorrido com o município de Caridade, entretanto o fato já havia ocorrido com outros municípios, que inclusive os gestores já haviam cobrado.

O prefeito não satisfeito com as informações e preocupado com o direito e a necessidade dos agricultores do município, decidiu entrar em contato diretamente com o Ministério responsável em Brasília, onde foi enfim informado o motivo que o município de Caridade do Piauí, não estava apto a receber, o motivo seria por que o IBGE em seus relatórios teria registrado uma perda de apenas 1%  para o município.

Para José Lopes prefeito da cidade, a situação é revoltante, pois “nem precisa fazer relatórios, só precisa passar nas estradas do município que já se ver as perdas” afirmou o prefeito.

O município fica no semiárido no estado do Piauí, Caridade fica entre Simões e Curral Novo e ambos foram contemplados, todavia Caridade não foi. No mínimo teria que ter ocorrido um milagre para ter inverno somente no município de Caridade, sendo que todos os demais municípios adjacentes foram assolados pela seca.

Segundo o prefeito há mais de 7 anos não chove o suficiente na região e os agricultores não tiraram nenhuma saca de milho ou de feijão. “Como é possível o IBGE fazer um relatório onde diz que só perdeu 1%? Na realidade se teve foi 1% de produção”.

A prefeitura está tomando todas as providencias juntos aos órgãos competentes para que os agricultores sejam beneficiados, pois é imprescindível diante da tamanha necessidade devido a tantas percas nas lavouras.

“Infelizmente algumas pessoas que não tem o que fazer ou que não estão com a verdade, se aproveita da situação para fazer divulgações mentirosas, onde foi disseminado que a prefeitura não tinha pago a contrapartida. ” Disse. Segue abaixo os comprovantes de pagamentos.

cci12122016_0001 cci12122016_0002 cci12122016_0003 cci12122016_0005

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais