26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralPicos

Prédio da Uespi em Picos apresenta problemas na estrutura física

O prédio da Universidade Estadual do Piauí, em Picos, tem menos de dois anos. Por outro lado, os problemas na estrutura física do campus já aparecem. No local é possível perceber infiltrações no auditório, tomadas estão sem fiação e cabeamento elétrico sem proteção. Paralelo a isso, os estudantes reivindicam ainda laboratórios para todos os cursos, um restaurante universitário e reforço no acervo bibliográfico.

“Faltam pesquisa, extensão e até professores. A gente tem um prédio novo, consegue sentir o cheiro da tinta, mas não consegue sentir o cheiro dos livros. Acredito que a base de uma universidade são os professores e uma biblioteca”, disse o estudante Fábio Rufino.

Professores do campus de Picos também aderiram a greve que está prestes a completar um mês. Ao todo, 23 técnicos administrativos e 56 professores efetivos, entre mestres e doutores aderiram à paralisação. Os docentes querem que o Governo agilize questões relacionadas à promoções e progressões da categoria, autonomia financeira entre outros.

“Se a Uespi tem a oportunidade de gerir os recursos, todos os campus seriam beneficiados, na medida em que os investimentos seriam diretos. A administração superior da Uespi teria condições de repassar, de fazer concurso, de pagar bolsas em dia”, disse a professora Thaizi Helena Barbosa.

O diretor do campus, Evandro Alberto de Sousa, entende que o movimento dos professores é justo e que cabe ao Governo negociar os pleitos reivindicados pelo corpo docente e demais servidores da instituição.

“A gente faz um apelo para nossos representantes políticos, nossos deputados estaduais e federais, para que empenhem seus esforços de articulações financeiro e política em nome da nossa Uespi, que forma tantos cidadãos e transforma a vida de pessoas, muda a realidade da região. É preciso que haja uma unidade e bom senso”, disse Sousa.

Graciane Sousa
Com informações J.Pereira (correspondente da TV Cidade Verde em Picos)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais