28 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeito de Campo Alegre tem a candidatura deferida por juiz eleitoral

O juiz Mauricio Machado Queiroz Ribeiro, da 20ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido de registro de candidatura de Pedro Daniel Ribeiro, o conhecido “Netinho do Campo Alegre”, candidato à reeleição em Campo Alegre do Fidalgo. O prefeito foi condenado a 06 anos de cadeia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Segundo o magistrado foi juntado ao pedido de registro recente decisão e certidão de objeto e pé, dando conta da extinção da punibilidade de Netinho do Campo Alegre em virtude do reconhecimento da prescrição punitiva.

A extinção da punibilidade foi dada pelo juiz federal convocado pelo TRF1, Iran Esmeraldo Leite, em decisão de 19 de agosto de 2016. De acordo com a decisão os fatos delituosos ocorreram no ano de 1998 – sendo 29/02/1999 a data limite para prestação de contas -, portanto anteriores à Lei 12.234/2010. A denúncia foi recebida em 23/10/2008. O acórdão condenatório foi publicado em 06/04/2016. O juiz observou que entre a data do fato e a data do recebimento da denúncia transcorreu lapso temporal superior a 08 (oito) anos, operando-se a prescrição retroativa da pretensão punitiva do Estado pela pena in concreto.

“Ora, se foi reconhecida a prescrição punitiva, os efeitos penais e extrapenais da condenação não mais prosperam, ou seja, não há que se falar mais em condenação por pena privativa de liberdade nem de perda do cargo e suspensão dos direitos políticos. Por consequência, o reconhecimento da prescrição punitiva também acarreta a elegibilidade do requerente”, pontua o juiz eleitoral na sentença que deferiu o registro, dada hoje (30), as 10h15min.

Outro lado

Procurado, o prefeito não foi localizado para comentar o caso.

 

Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais