34.7 C
Piauí
29 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral Picos

Prefeito de Picos sanciona aumento salarial de 2,45% retroativo a maio; pagamento será parcelado

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), sancionou o Projeto de Lei que reajusta o salário dos servidores públicos municipais em 2,45% com valores retroativos a maio. A Lei N° 3050/2020, de 18 de setembro, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (21) e já está em vigor. A presidente do SIDSERM, Lenice Sales, informou que foi celebrado um acordo com Executivo Municipal e o pagamento dos valores retroativos será parcelado em quatro vezes.

Segundo Lenice Sales os valores retroativos a maio serão pagos de setembro a dezembro. O Município argumentou que não teria como pagar tudo de uma vez.

Lenice Sales. Foto: arquivo do entrevistado

A negociação para o reajuste dos salários dos servidores começou no mês de maio. Inicialmente o prefeito Pe. Walmir Lima (PT) alegava que o Município não tinha como reajustar os vencimentos. O SINDERM apresentou primeiro uma proposta de 5,07%, depois baixou esse percentual para 4,31%, fixando o aumento por fim em 2,45%. “De início o prefeito disse que não haveria reajuste e aí começou uma discussão quanto a esse percentual”, declarou Lenice.

Após entrarem em acordo com o prefeito, o Projeto de Lei foi encaminhado a Câmara Municipal, contudo, esse reajuste valeria apenas a partir de agosto. O presidente do Legislativo, o vereador Hugo Victor (MDB), apresentou uma emenda ao projeto retroagindo o valor a maio. O projeto foi aprovado por todos os parlamentares no dia 27 de agosto, então foi encaminhado para o Executivo.

Vereador Hugo Victor. Foto: Jailson Dias

A Prefeitura de Picos analisou a proposta por 15 dias úteis, prazo legal dado ao Município, encerrando a questão com os valores retroativos pagos em quatro parcelas. “Não é uma proposta nos agrada, o que queríamos era que esse valor fosse pago integralmente, mas procuramos entender a situação do Município, as questões que o prefeito colocou e também o servidor, que desde maio espera esse reajuste”, declarou Lenice.

O aumento será verificado nos pagamentos a partir de setembro.

Fonte: Boletim do Sertão

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais