28.9 C
Piauí
3 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Política

Prefeito de Teresina mantém quarentena: ‘médicos não podem ressuscitar mortos’

Prefeito Firmino Filho. — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

O prefeito Firmino Filho, informou nesta sexta-feira (27) por meio das redes sociais que Teresina vai manter a decisão de isolamento social durante a próxima semana e reforçou a importância da população permanecer em casa para a contenção do novo coronavírus. Firmino disse que o impacto na economia pode ser revertido, mas vidas não poderão ser trazidas de volta.

O prefeito falou sobre a crise econômica e disse que ela está sendo produzida pela própria doença, mas que a prioridade é pensar em vidas.

“Crise econômica pode ser reaquecida com os economistas, mas os médicos não podem ressuscitar os mortos”, declarou.

Sobre a reabertura dos pontos comerciais e o fim do isolamento, o prefeito reafirmou que o que precisa funcionar são somente os serviços essenciais.

“Estamos na escuridão, por isso precisamos manter para a próxima semana a quarentena na cidade. Neste final de semana percebemos muitas pessoas ainda estão saindo de casa”, disse.

De acordo com Firmino, o isolamento social é a medida mais correta.

“Se o vírus ficar solto não vamos ter condições de atender todos os casos, é o que está acontecendo na Itália. Vamos tentar diminuir a capacidade de propagação do vírus para que a rede hospitalar possa atender. Nós estamos visitando um local, para fazer um hospital de campanha, vamos buscar aumentar a nossa capacidade. Estão falando do isolamento vertical, que é sobre isolar os idosos, é impossível em uma sociedade não ter contato entre idosos e mais jovens, essa estratégia não funciona”, disse.

No Piauí, o governador Wellington Dias afirmou que ainda vai analisar a possibilidade de retorno de áreas da economia.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais