24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Geral Política

Prefeito é cassado por distribuir dinheiro e tijolos no Piauí; Veja!

O juiz Roberth Rogério Marinho Arouche, da 39ª Zona Eleitoral em São Miguel do Tapuio, cassou os mandatos do prefeito e o vice do municipio de Assunção do Piauí, Gabriel Mendes Lopes e Antônio Luiz Neto, respectivamente. Os gestores foram acusados de captação ilegal de sufrágio nas eleições 2012. A decisão atinge ainda um vereador eleito naquele pleito, José de Sousa Lira, mais conhecido como “Zé Padre”.

Segundo a ação, impetrada pela coligação adversária dos gestores, “Respeito à Assunção”, no período eleitoral os representados praticaram captação ilegal de sufrágio, tendo oferecido benefícios materiais, como a entrega de dinheiro em espécie ou bens de consumo a eleitores.

Entre os bens doados estão bolas de futebol, 4.500 tijolos, telhas, cimento,  porta de ferro, pneus, câmaras de ar, além de quantias (R$ 300,00) em troca do voto. “Neste caso não resta dúvida quanto a ocorrência de captação ilícita de sufrágio praticado pelos candidatos, uma vez para que esta se caracterize não há necessidade de participação direta do candidato, bastando sua ciência do fato”, afirma o juiz na decisão.

Em defesa, os acusados negaram ter praticado qualquer tipo de captação ilícita de sufrágio e que as provas apresentadas não comprovam o crime eleitoral.

O juiz determinou ainda o cumprimento imediato da decisão e que seja notificado o presidente da Câmara de Vereadores de Assunção do Piauí para que tome posse no cargo de prefeito interino até a posse de novos eleitos em eleição a ser designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). No caso do vereador cassado, o magistrado determina a posse imediata do suplente.

O prefeito ainda foi multado em 30 mil ufir’s. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral. Ainda cabe recurso junto ao TRE-PI.

 

 

Com informações Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais