26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeito Fábio Macedo encaminha projeto de Lei que prever implantação do programa ‘Meu Pedaço de Chão’ e Câmara aprova em Betânia do Piauí

O prefeito Fábio Macedo, encaminhou para as sessões ordinárias dos dias 10, 12 e 13 de dezembro, na Câmara municipal de Vereadores de Betânia, o Projeto de LEI 009/2019, que estabelece normas sobre a Regularização Fundiária Urbana – REURB, no âmbito do Município de Betânia do Piauí. O Projeto prevê a implantação do Programa “MEU PEDAÇO DE CHÃO” que visa disponibilizar o registro dos Terrenos e Imóveis urbanos de Forma Gratuita a população, que tenham renda de até Cinco Salários Mínimos.

O Projeto é Baseado na LEI FEDERAL nº 13.465, de 11 de julho de 2017, que prevê a gratuidade do documento do Terreno ou Imóvel Urbano ao proprietário e as normas para essa regularização fundiários e critérios para a participação de quem será beneficiado.

O Projeto foi aprovado por Unanimidade por  todos os Vereadores presente e o prefeito Fábio Macedo se disse muito Feliz. “Esse projeto é mais um direito estendido a população, muitas pessoas  aqui de Betânia mesmo tendo a sua propriedade a muito tempo, não tem dinheiro para poder registrar o seu imóvel, e agora com esse projeto fica mais fácil ter a propriedade no seu nome e também ter outros direitos,  como por exemplo, se o proprietário quiser pode fazer empréstimos para a construção ou ampliação de sua residência”, disse.

O Projeto caminha agora para ser sancionado, e após a sansão será criado uma comissão no município que fará o trabalho de orientação as pessoas, que dentro dos critérios serão beneficiadas, e também farão os descritivos das propriedades, para facilitar que o dono do Imóvel vá até o Cartório fazer o seu registro. A LEI FEDERAL 13.465, de 11 de Julho de 2017, foi dentro do projeto 009/2019 adequada ao Município de Betânia, mas é uma lei federal que deve ser cumprida pelas instituições de registros.

O Presidente da Casa, André Rodrigues, agradeceu a presença de todos os vereadores e falou que cada vereador Honra o voto recebido do povo de Betânia, pois sempre aprovam projetos que beneficiam a população de um modo geral. Falou que o projeto é de grande importância, pois trata de regularizar e fazer o ordenamento jurídicos das propriedades urbanas de Betânia, além desse benefício, os proprietários dos terrenos e imóveis podem fazer empréstimos para construção e ampliação de residências e solicitar as melhorias de eletrificação.

A vereadora Auricelia falou que o projeto é muito importante para o desenvolvimento do município, pois vem regularizar os terrenos e imóveis, pois na realidade sabemos que quem não registra, não é dono, e a maior preocupação era em relação ao custo, principalmente para os mais carentes, mas que no projeto deixa claro que o custo benefício é muito maior.

O vereador Maurício parabenizou o prefeito Fábio pela a iniciativa do projeto, e disse que como Vereador está sempre pronto para votar aquilo que venha beneficiar a população.

O vereador Edcarlos falou que avaliou o projeto e que através do assessor jurídico pôde tirar algumas dúvidas relacionadas a termos jurídicos e que o projeto era de fundamental importância para o município e que tinha o seu voto.

O vereador Francelândio destacou importância do projeto que vem regularizar os terrenos e imóveis, e disse que o povo é quem ganha com essa iniciativa do prefeito Fábio.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais