26.2 C
Piauí
29 de maio de 2020
Cidades em Foco
Geral Política

Prefeito faz desabafo e diz ser ingenuidade acreditar nos números da covid-19 no Piauí

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Após Teresina registrar a quinta morte pelo coronavírus, o prefeito Firmino Filho (PSDB) fez novo desabafo e pediu que as pessoas fiquem em casa. Firmino afirma que é preciso o isolamento para evitar a circulação do vírus.

O gestor destaca que a jovem de 22 anos morta e as outras vítimas da doença tiveram contatos com outras pessoas. Para evitar novas contaminações, o prefeito pede que os teresinenses cumpram o isolamento social.

“Teresina chega a sua quinta morte por coronavírus. As últimas duas vítimas são moradores de bairros populares da nossa cidade. Uma das vítimas é uma jovem de 22 anos. Certamente, antes de serem internadas ambas as vítimas tiveram amplo contato social. Isso nos faz ligar uma luz vermelha. Tenho pedido repetidamente que Teresina fique em casa. Isso não é aleatório. Isso não é por capricho”, afirma.

O prefeito voltou a afirma que o Piauí e Teresina possuem casos de subnotificações. Ele afirma ser ingenuidade pensar que o estado só possui 38 casos confirmados, quando os vizinhos Ceará e  Maranhão enfrentam um número alto de doentes.

“A atual notificação de casos do corornavírus no Piauí e em Teresina não reflete a realidade. O Ceará tem 1. 300 casos. O Maranhão tem mais de 270 casos confirmados. Imaginar que o Piauí tem apenas 38 casos é ingenuidade. Infelizmente ainda não conseguimos testar o suficiente. Acredite, eu e você estamos convivendo com o novo coronavírus mais perto do que imaginamos”, comenta.

Firmino falou da crise econômica provocada pela pandemia.  Ele lembrou de ações realizadas pelo município e pelo Governo Federal para amenizar o sofrimento da população.

“Sei que muita gente sofre. Penso nisso toda hora. É por isso que em duas semanas distribuímos  100 mil cestas básicas. É por isso que o Congresso Nacional aprovou e o Governo Federal já começou o processo de  pagamento do auxílio emergencial. Estamos atentos e trabalhando para minimizar essa questão. Qual a vantagem para a prefeitura de fechar o comércio? O prejuízo econômico também é da municipalidade. Mas é melhor quebrar, passar por dificuldades financeiras do que  nossa gente morrer, do que ter famílias destruídas”, disse.

O prefeito lamentou que algumas pessoas ainda se comportem como se não acreditassem na pandemia. “É um absurdo que eu tenha que dizer isso. Absurdo ainda maior é que as pessoas  não acreditam ou não entendem. Quanto mais demorar para você  se convencer que a situação é grave, mais grave ela vai ficar.  Fique em casa”, finaliza.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais