24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralJacobina do Piauí

Prefeito GD emite nota após apreensão de animais por particulares em Jacobina do Piauí

PREFEITO GD DE JACOBINA - FOTO: CIDADES EM FOCO

O prefeito do município de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, divulgou, na noite desta terça-feira, 21 de abril, uma nota de esclarecimento sobre a apreensão de animais realizada por particulares na cidade neste feriado de Tiradentes.

Na nota, o prefeito GD destaca que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo do gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães. “A nossa gestão já tomou providência e todos os animais estão em um local seguro sendo bem cuidados”, informou o prefeito.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA!

            Na data de hoje, 21, Feriado de Tiradentes, fomos surpreendidos com imagens de apreensão de cachorros de rua em nosso município. Diante do triste fato que hoje se noticiou amplamente nas redes sociais temos a esclarecer o que se segue:

            O município de Jacobina do Piauí possui cerca de mais ou menos 150 cachorros de rua, animais estes que vivem a mercê da sorte, visto não haver nenhum cidadão jacobinense que os reclame, a titulo de propriedade ou tutoria. Assim esses animais vivem a perambular sem qualquer assistência ou controle.

            A citada situação não escapa aos olhos da gestão municipal, pois desde que assumimos o município temos empreendido esforços nas mais diversas áreas de atuação, em especial, na garantia da proteção dos animais e de um meio ambiente sustentável para todos.

            Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo?

            Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta (o) intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estimulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais. Não há qualquer ato formal nesse sentido.

            Informamos ainda que estamos junto com nossa assessoria técnica e jurídica buscando a melhor solução para a pronta resolução do caso e garantimos a todos que não haverá por parte desta gestão qualquer ato que autorize ou estimule a matança desses animais, pois não coadunamos com qualquer ato que venha a atentar contra a vida, seja ela humana ou para alguns, destes pequenos seres, que merecem e gozam, SIM, da proteção estatal.

            Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva.

A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor pra se viver.

            Conclamo a todos a assumirmos o compromisso de bem zelar pelo bem estar de todos os cidadãos, como também dos animais. Braulio Bessa, famoso cordelista, em seu texto “O amor tem 4 letras e por certo 4 patas” assim nos diz que “Um cachorro não se importa com o valor do seu salário, não liga pra sua roupa, não tira extrato bancário, não sabe o que é dinheiro, viagens pro estrangeiro, nem quer morar em mansão, ele só quer o seu carinho e quem sabe um cantinho dentro do seu coração…”

            Sejamos mais humanos e deixemos um espaço em nossa casa e no coração para esses seres, que muito tem a nos ensinar.

            Do Prefeito da nossa querida e hospitaleira Jacobina,

            Gederlanio Rodrigues de Oliveira, o GD.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais