34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolíticaSão João do Piauí

Prefeito Gil Carlos cassado considera estranha a decisão do juiz de São João do Piauí

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT) afirmou nesta quarta-feira (13) que recebeu com “surpresa e estranheza” a decisão da 20ª Zona Eleitoral, que cassou seu mandato e do vice Dante Ferreira Quintans (PMDB). A decisão é de hoje e nos autos, os gestores são acusados de abuso de poder econômico.

Prefeito reeleito pelo município e também atual presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Gil Carlos afirma que ele e seu vice fizeram uma eleição “transparente e em conformidade à legislação eleitoral”. Em nota ele declara ainda que “a gestão do município é reconhecida pela correta aplicação dos recursos públicos”.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves (PT), e seu vice, Dante Ferreira Quintans (PMDB) receberam com surpresa e estranheza a decisão monocrática da 20ª Zona Eleitoral. Os gestores lembram que a eleição no município foi transparente e em conformidade à legislação eleitoral. Gil Carlos afirma que a gestão do município é reconhecida pela correta aplicação dos recursos públicos, com execução de importantes obras nas mais diversas áreas ao longo de todo o mandato e que atendem às reais necessidades do município e aos anseios dos sãojoanenses.

Os gestores permanecerão no cargo assegurando a estabilidade administrativa, acreditando que a justiça será restabelecida pela estâncias superiores ao longo do processo, onde ficará comprovado a realização de obras e convênios de acordo com a legislação vigente. O prefeito Gil Carlos garante que o ritmo de trabalho na cidade de São João continuará normalmente, permitindo que o município continue sendo referência em gestão.

ENTENDA O CASO

Por decisão da 20ª Zona Eleitoral de São João do Piauí, o prefeito do município de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves (PT), teve o mandato cassado; a decisão, tomada nesta quarta-feira (13) pelo juiz Mauricio Queiroz Machado, também atingiu o vice-prefeito da cidade, Dante Quintans (PMDB). Ambos são acusados de cometer abuso de poder econômico.

Em 2016, Gil Carlos disputou as eleições contra o candidato do PROS, Alexandre Mendonça, no entanto, a coligação ”O Poder é do Povo“ de Alexandre Mendonça entrou com duas ações contra o prefeito reeleito: uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), em que acusavam o candidato vitorioso de abuso de poder econômico e pediam a cassação do prefeito.

Consta nos autos do processo que os representantes da Coligação “PRA SÃO JOÃO SEGUIR EM FRENTE – PT / PMDB / PDT / PR / PMB / PTC / PV / PRP / SD“ teriam atuado no sentido da extinção do processo, ao “defenderem” a petição inicial inepta. Os representantes, no entanto, não obtiveram êxito.

Confira a matéria completa sobre o caso:

Juiz eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de São João do Piauí

Fonte: Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais