23.1 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeito Mão Santa não respeita distanciamento, vai a lojas e diz: ‘parabéns por estar trabalhando’

Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro da cidade que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp

O prefeito de Parnaíba, cidade no litoral do Piauí, Mão Santa (Democratas), visitou nesta quarta-feira (17) comerciantes que trabalhavam nos estabelecimentos na região central do município. A ida ao calçadão comercial gerou aglomeração.

Mão Santa caminhou pelas ruas do calçadão do comércio popular e falou, em direção a uma das lojas: “parabéns por estar trabalhando”. A visita foi gravada por populares e as imagens encaminhadas à redação.

A superintendente de Comunicação da Prefeitura de Parnaíba afirmou que o prefeito Mão Santa não autorizou a reabertura das lojas. O órgão também informou que o prefeito é contra o “isolamento sem fim”.

Em Parnaíba, são 1.478 casos confirmados de coronavírus. Na cidade, 33 pessoas morreram por causa da Covid-19, entre elas um bebê de 1 ano de idade.

O local onde o prefeito de Parnaíba visitou é um ponto comercial de lojas com a venda de eletrônicos, confecções, CDs e vários outros artigos. Esses estabelecimentos deveriam estar fechados por causa do decreto de isolamento do governo do estado, que autoriza o funcionamento apenas de serviços essenciais. A proibição de atividades econômicas vale até o dia 22 de junho.

De máscara, Mão Santa passou em frente de lojas, não respeitou o distanciamento social na hora de conversar com as pessoas, tirou fotos e apertou nas mãos. Apoiadores acompanharam a visita do prefeito ao calçadão da Marechal Deodoro, no Centro da cidade.

Prefeito de Parnaíba visita lojas que deveriam estar fechadas  — Foto: Reprodução/WhatsApp

Prefeito de Parnaíba visita lojas que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp

Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro da cidade que deveriam estar fechadas  — Foto: Reprodução/WhatsApp

Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro da cidade que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp

A abertura do comércio de Parnaíba parou no Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, a prefeitura autorizou a volta das atividades econômicas com a adoção de medidas de higiene nas lojas. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) suspendeu a decisão da administração municipal e estabeleceu multa diária de R$ 25 mil em caso de desobediência. A Vigilância Sanitária deveria fazer fiscalizações.

A ministra Rosa Weber manteve a suspensão do funcionamento comércio. Segundo ela, não houve justificativa plausível para o retorno à normalidade do funcionamento das atividades em Parnaíba.

No Piauí, o plano de flexibilização dividiu os setores da economia em três fases. Na primeira etapa, o estado autorizou empresas dos ramos da construção civil, saúde e automobilístico a realizarem protocolos para liberação das atividades. Devido ao aumento da taxa de transmissão do coronavírus, novas liberações foram suspensas.

O Ministério Público do Piauí orientou a todos os prefeitos dos 224 municípios do estado a seguirem ao decreto de isolamento do governo do estado. O MP alertou para o risco dos gestores responderem por improbidade administrativa em caso descumprimento. De acordo com a APPM (Associação Piauiense dos Municípios), seis cidades já voltaram atrás da decisão de flexibilizar as atividades e cinco relaxaram regras de isolamento.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais