31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

Prefeito Padre Walmir afirma que Picos combate à Covid-19 sem apoio do Governo do Piauí

Prefeito de Picos lamenta falta de apoio do Governo do Estado do Piauí - Foto: Cidades em Foco!

O Município de Picos, terceira maior cidade do Piauí, se mantém firme no enfrentamento à Covid-19, mesmo sem apoio do Governo do Piauí.  Para nossa equipe de reportagem, o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT), relatou que a parceria financeira entre o Estado e o Município está sendo descumprida.

De acordo com o gestor, o Governo do Piauí firmou um convênio com o município que assegurava o repasse de R$ 750 mil, a ser pago em três parcelas trimestralmente, porém o repasse está com nove meses de atraso. “A administração municipal segue honrando seus compromissos e combatendo à doença em meio as dificuldades financeiras”, comentou.

Co-financiamento

O co-financiamento é uma contrapartida do Governo do Estado para a saúde dos municípios. Em Picos, este recurso também está atrasado conforme o prefeito. “Tem recursos para serem pagos do ano passado, e deste ano de 2020, nem se fala. O Governo do Estado está sim com dívida com Picos, uma dívida grande”, frisou o prefeito.

CIEM

Segundo Padre Walmir Lima, logo no início da pandemia, Picos começou a trabalhar estratégias de enfrentamento da doença, reestruturando o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), para os atendimentos dos pacientes com síndromes respiratórias e com sintomas da Covid-19. Desde então, o local se tornou uma “porta de entrada” para os pacientes de Picos e da macrorregião, na busca de soluções contra o novo coronavírus.

Serviços no CIEM estão sendo mantidos somente pela gestão municipal

“Começamos a trabalhar na busca da solução do problema foi cedo aqui em nosso município, com testagens, ofertando medicamentos e oferecendo atendimentos para as pessoas de Picos e de várias cidades da região que se deslocam frequentemente para o CIEM”, garantiu.

Testes rápidos e medicamentos

Walmir Lima reafirmou que o município sempre buscou junto à Secretaria Estadual de Saúde a aquisição de testes rápidos e medicamentos para o CIEM, mas que poucas vezes foi atendido, e sempre em pouca quantidade. “Diziam que mandariam mais amanhã, depois de amanhã e nada, ficando apenas na promessa, e o município tendo que bancar sozinho com todas as despesas”, comentou.

O prefeito de Picos ainda lamentou que algumas pessoas fiquem criticando sem saber a verdadeira realidade. “Lamento muitas vezes comentários de algumas pessoas, que ficam criticando a situação, sem saber que o Município é que está honrando com todos os compromissos para manter o funcionamento das ações de saúde. Se buscamos testes no Estado, não tem. Se buscamos medicamentos, não tem. Se solicitamos os repasses financeiros acordados, só recebemos promessas”, desabafou.

O gestou finalizou dizendo que em nenhum momento foi procurado pelo secretário de Estado da Saúde do Piauí para discutir sobre um Plano de Combate à Covid-19 no município de Picos, estando a gestão municipal fazendo de tudo para cumprir com seu papel.

Fonte: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais