30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeitos do Piauí rebatem dados sobre atraso de 2ª dose e apontam falhas no sistema

O presidente do APPM, prefeito Paulo César,

Gestores municipais questionam os dados apresentados pela Fiocruz, que apontou no início da semana que o Piauí possui mais de 146 mil pessoas com a 2ª dose da vacina contra a covid-19 em atraso. Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo Cesar Morais, as vacinas estão sendo aplicadas no tempo correto, mas existe a dificuldade relacionada ao registro nos sistemas, o que ocasiona a subnotificação.

“Existem algumas inconsistências no sistema, mas os municípios estão vacinando. A inconsistência acontece por questões do próprio sistema, mas os municípios estão sim alimentando”, destacou.

O presidente da APPM também confirma que alguns municípios estão com vacinas em falta e questiona o fato dos imunizantes serem distribuídos apenas um dia na semana para as regionais de saúde.

“Alguns municípios têm esse problema coma D2, pela falta. Cabe ao município informar essa falta à Sesapi, e a Sesapi informar ao Ministério da Saúde. Entretanto, é bom também esclarecer que a Sesapi está repassando a vacina apenas na sexta-feira”, disse.

O presidente da APPM também comentou a volta do incentivo financeiro de R$ 1.50 aos municípios, por registro de doses da vacina contra a Covid-19 no sistema oficial. Para ele, a medida anunciada pelo secretário de Saúde não tem efeito prático sobre o avanço da imunização.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais