33.5 C
Piauí
1 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Curral Novo do Piauí Geral Municípios

Prefeitos: Piauí teve 44 reeleitos e oito agricultores eleitos

Dos 224 prefeitos eleitos este ano no Piauí, 44 já eram prefeitos. Além disso, um dado curioso mostra que oito agricultores chegaram à prefeitura. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou as primeiras estatísticas do primeiro turno das Eleições 2016.

Os dados mostram, além de outras especificidades, a quantidade de prefeitos e vereadores por ocupação.

as prefeituras, em segundo lugar, depois do número de eleitos que já tinham a ocupação de prefeito, o levantamento mostra que 25 dos eleitos são empresários, 22 são médicos e em quarto lugar, aparece o cargo de comerciante, com 16 eleitos.

Além disso, outros sete concorreram como vereador e ganharam. Apenas um deputado estadual ganhou a eleição majoritária, Joel Rodrigues (PP), em Floriano.

Os oito agricultores eleitos prefeitos, em ordem decrescente de votação, são de Curral Novo do Piauí, Junior de Abel (PMDB); de Nova Santa Rita, Antônio Chico (PDT); de Bela Vista do Piauí, Eloísio Coelho (PTB); de Geminiano, Herculano de Carvalho (PP); de Campo Alegre do Fidalgo, Israel da Mata (PTB); de Padre Marcos, Valdinar da Silva (PSB) e de Francisco Macedo, Nonato Alencar (PSB).

Quanto ao número de vereadores eleitos, 507 concorreram estando no cargo de vereador e em segundo lugar, os números mostram que 252 agricultores conquistaram o cargo parlamentar. Em terceiro lugar consta a quantidade de eleitos servidores públicos, 144. No mais, ao longo da lista é possível ver que 116 comerciantes se elegeram vereadores, 44 dos eleitos são prefeitos e 15 são mulheres donas de casa.

Os prefeitos eleitos nos 224 municípios do Piauí receberam um total de 1.043.761 votos. Já a soma de votos dos 2.143 vereadores eleitos foi de 956.343.

Os números do TSE mostram cargos disputados – prefeito, vice-prefeito e vereador –, cor/raça, sexo, faixa etária, ocupação e partido. Além disso, trazem números por faixa etária, desde os 20 anos aos 100 anos ou mais para prefeitos e desde os 18 anos para os vereadores.

As informações sobre ocupação possuem números envolvendo mais de 320 profissões. A pesquisa pode ser feita ainda em relação a quantidade de eleitos por partido político, em âmbitos nacional, regional, por unidade da Federação e municipal.

Acesse aqui a área de estatísticas de resultados das Eleições 2016.

 

Fonte: Lyza Freitas / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais