32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeitos recebem orientação sobre fiscalizações do TCE e vedações eleitorais

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Luciano Nunes Santos, afirmou nesta segunda-feira (27) aos prefeitos piauienses, durante assembleia-geral extraordinária da APPM (Associação Piauiense de Municípios), que a Corte de Contas está adotando medidas de fiscalização e procedimentos administrativos para ajudar os gestores públicos a melhorar a gestão municipal.

“As medidas que vêm sendo adotadas pelo TCE-PI não visam punir os prefeitos, mas contribuir com eles em ações preventivas e pedagógicas que possam melhorar e profissionalizar a gestão pública”, afirmou. A assembleia geral da APPM foi realizada no auditório da Associação e reuniu dezenas de prefeitos de todo o Estado. Além de Luciano Nunes, participaram do evento o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PI), Plínio Valente, e o diretor da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (Dfam), Vilmar Barros.

Os representantes do TCE-PI foram convidados pelo presidente da entidade, prefeito Arinaldo Leal. Ele solicitou ao TCE que apresentasse e explicasse aos prefeitos medidas e procedimentos que estão sendo adotados pelo órgão junto às prefeituras, como ao bloqueio de contas por atraso nas prestações de contas, fiscalização concomitante nos municípios e a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Luciano Nunes destacou que a participação na assembleia geral da APPM permite ao TCE-PI um contato mais direto e mais próximo com os prefeitos.

O diretor da Dfam, Vilmas Barros, apresentou o processo de fiscalização concomitante nas prefeituras. Ele disse que todos os municípios do estado serão fiscalizados, conforme resolução aprovada pelo plenário do TCE-PI em novembro do ano passado. A fiscalização concomitante foi iniciada em abril. Mais de 80 municípios já foram visitados pelos auditores de controle externo do TCE-PI. A finalidade é apurar eventuais indícios de irregularidades no momento em que os recursos estão sendo aplicados.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, falou sobre o bloqueio de contas das prefeituras com prestações de contas em atraso. Ele informou que a APPM será informada das prefeituras com as contas em atraso, para que a entidade notifique os prefeitos para providenciar a regularização da entrega dos documentos. As prefeituras que não regularizarem o problema, terão as contas bloqueadas.

O conselheiro-substituto Jaylson Campelo apresentou aos prefeitos o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que está sendo implantado pelo TCE-PI junto aos municípios. A ideia é medir a eficácia dos gastos públicos e os resultados dos programas executados pela administração municipal. Segundo Jaylson Campelo, o IEGM vai dar aos prefeitos um marco referencial a partir do qual podem ser planejadas ações para melhorar os resultados da gestão.

 

 

Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais