25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralJacobina do Piauí

Prefeitura capacita merendeiras em Jacobina do Piauí. Veja fotos!

Na manhã do último sábado, 22 de abril, a Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a I capacitação de merendeiras da rede municipal de Jacobina. O evento teve como tema: Boas práticas de manipulação de alimentos nas escolas. 

O encontro foi realizado na Unidade Escolar Severo Rocha. Uma palestra foi ministrada pela nutricionista responsável técnica pelo programa de Alimentação Escolar do município Cleiane Araújo, sobre o tema abordado.

Na oportunidade, a nutricionista mostrou a importância de manter as boas práticas nas escolas, práticas estas de organização e higiene necessárias para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e assegurar que a merenda chegue de forma segura aos alunos.

O encontro teve como intuito evitar a ocorrência das DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) que são causadas pela contaminação dos alimentos por práticas inadequadas de higiene e manipulação durante o preparo das refeições.

No decorrer da palestra, a nutricionista exemplificou os tipos de contaminações, fez uma demonstração de como ocorre a contaminação cruzada, ressaltou a importância da higiene pessoal adequada e como mantê-la e os comportamentos que devem ser evitados.

Houve também o jogo encontre o erro do manipulador de alimentos (merendeiras) e uma dinâmica bem descontraída sobre a higienização correta das mãos. Encerrando com a entrega, orientações e resolução de situações problemas do cardápio escolar no decorrer das semanas com as seguintes perguntas: O que você (merendeira) faria? E por fim entrega de um kit com EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

“O cardápio escolar foi elaborado de acordo com os gêneros alimentícios disponíveis, respeitando os hábitos e a cultura da nossa região e está sujeito a alterações durante o período letivo”, disse a nutricionista.

Cleiane ressaltou ainda a importância de seguir corretamente o cardápio elaborado para evitar a repetição de preparações e o desperdício dos gêneros alimentícios estocados e também o cuidado com o uso do açúcar, sal e óleo nas preparações para a prevenção das Doenças Crônicas não Transmitidas – DCTs como Diabetes, Hipertensão arterial e colesterol comum entre crianças e adolescentes. “Um dos objetivos da Alimentação escolar é incentivar a Alimentação Saudável nas escolas”, finalizou. 

Veja fotos!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais